Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) suspendeu, temporariamente, as actividades comerciais de 11 empresas, das quais seis estão ligadas à indústria processadora de pescado.
A referida suspensão decorre da actuação dos serviços de inspecção desenvolvido pela ANIESA no período de 04 a 28 de Novembro. Soube o Jornal de Angola que, no local, os inspectores constataram diversas infracções graves, que perigam a saúde humana.
Entre os actos verificados constam os preços, rotulagem dos produtos e as condições de armazenamento, entre géneros alimentícios e não alimentícios, com vista a garantir o cumprimento escrupuloso das normas que regem as actividades económicas.
Segundo informou a direcção do gabinete de informação da ANIESA, nas referidas empresas, foram constatadas grandes quantidades de armazenamento de produtos com data vencida , produtos deteriorados e a venda, produtos sem data de validade, falta de asseio e higiene, produtos em contacto com o pavimento, misturas de produtos como carne e peixe, falta de equipamentos de protecção individual, falta de sinalização no pavimento, entre outros aspectos que perigam a saúde humana.
O grosso de indústrias de pescado actua na província de Benguela, nomeadamente a Indústria Fuhai Atlântico Pescas, Lda, situada na Zona da Caota, a Indústria Guanda Pesca Lda, também na Caota, a Indústria Sode, Lda, a Indústria Pesqueira Vimar & Filhos Lda, a Indústria Pesqueira Naipe Lda e a Indústria Pesqueira Vitória Oriental Industrial de Pescas Crustáceos, Lda todas estas localizadas no município da Baía Farta.
Com relação as outras empresas incumpridoras, exercem actividades no sector de bebidas e indústria farmacêutica, nomeadamente a empresa ANSEBA, localizada na província de Cabinda, produtora do sumos, sancionada por conservar pacotes de sumo com prazos vencidos e outros que não apresentavam data de caducidade. A Farmácia Ilupaka Farma, lda, situada em Luanda, por falta de asseio e higiene.
Há também as empresas Multi Bebidas, Comércio Geral, Importação e Exportação, localizadas em Luanda, a Soba - Sociedade de Bebidas de Angola S.A, localizada na província de Benguela, uma unidade produtora de cervejas e gasosas de marca Cuca, Eka, Nocal e Top. Quanto às infracções, foram diversas, desde a falta de ventilação, de sinalização no pavimento e falta de equipamentos de protecção individual para os trabalhadores.
Apreensões
No que toca às detenções no mesmo período, a ANIESA confiscou bens alimentares diversos avaliados em 21 milhões de kwanzas. Outras detenções efectuadas aconteceu na empresa Cerbab Indústria, Lda, onde os inspectores confiscaram um total de 22.319 caixas de cervejas, bem como, na empresa Nsansi Sociedade de Água e Sumos Trinda, S.A, onde foram apreendidas 5.380 garrafas de água. Ambos os produtos foram confiscados por não oferecerem condições de consumo.
Ainda nos processos de detenções, a ANIESA deteve o gerente da empresa ANSEBA , que em breve será apresentado ao Ministério Público. É de recordar que, a referida empresa é produtora do Sumo de marca "Lulu", onde foram encontrados pacotes com prazos vencidos e outros que não apresentavam a data.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.