O volume de negócio do leilão de gado, na Feira do Agronegócio da Barra do Cuanza (FABAC), que encerou, este domingo, em Luanda, atingiu cerca de 54 milhões de kwanzas.
O Executivo angolano tem como prioridade até ao ano de 2027 tornar a região do Okavango nos municípios do Dirico, Mavinga e Rivungo, na província do Cuando Cubango, numa zona estratégica de interesse de investimentos para o desenvolvimento do turismo no país.
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) procedeu, entre Janeiro e 27 de Março, do ano em curso, o encerramento de 17 estabelecimentos comerciais por infringirem as normas que regem a actividade económica e segurança alimentar.
O processo de encerramento foi efectuado em dez províncias do país que fazem parte da lista dos 17 estabelecimentos encerrados, fábricas, empresas de comércios e serviços , farmácias e postos médicos. Segundo a ANIESA Central, do total de estabelecimentos encerrados, 15 encontram -se com as actividades suspensa de forma temporária e dois de forma definitiva.
Neste processo, segundo adianta a direcção da ANIESA, foram abrangidos operadores económicos de diversos sectores de actividade que actuam nas províncias de Luanda, Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Cuando Cubango, Malanje e Huíla.
A maior parte dos casos de infracção foram registados, em Luanda, com destaque para o município de Viana em foram suspensas da actividade comercial, empresas como Zhang Comércio e Serviços, Zhipeng Comércio e Serviços, Lin Yang Guane Prestação de Serviços, que praticavam venda ilegal de roupa usada, conhecidas por "Fardos”.
Segundo a nota da ANIESA durante a fase de importação os infractores beneficiavam de isenções aduaneiras, com uma taxa de zero por cento, em que eram declarados como produtos para doação.
No município de Cacuaco procedeu-se ao encerramento temporário de quatro fábricas de produção de Whisky de marca Simba Patys, Twalis Simba, Stark e Casa Velha. De acordo com as informações avançadas pela ANIESA, as bebidas eram produzidas com produtos caducados e armazenadas de forma inadequada, o que constitui um atentado à saúde pública.
Sector da panificação
Esta acção, permitiu a Polícia Nacional deter 18 cidadãos estrangeiros.
No que toca ao sector de panificação, foi encerrada temporariamente, no município do Cazenga, uma padaria, por falta de higiene, de um Matadouro, no interior do mercado Panga-Panga.
No distrito 11 de Novembro, foram encerrados dois Postos Médicos e uma Farmácia por falta de autorização para o exercício da actividade. No Bengo foram suspensas, temporariamente, uma fábrica de Blocos e um estabelecimento comercial, por falta de licença.
Em noutros províncias, destaca-se Benguela, no município do Cubal, onde a brigada procedeu ao encerramento temporário de uma fábrica de produção de aguardente, que funcionava de forma rudimentar e ilegal.
No Bié foram encerradas de forma temporária duas padarias por não possuírem os requisitos necessários para o exercício da actividade.
No Namibe foi encerrado um estabelecimento de conservação de bens, denominado "Paga Já”, que co- mercializava fuba de milho, com data de caducidade vencida. No Cuanza Sul foi encerrada uma fábrica de chinelos por apresentar condições inapropriadas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA província da Lunda-Norte vai precisar um investimento acumulado de mais de 28 mil milhões de dólares americanos para alcançar o desenvolvimento que se pretende no quadro da Estratégia de Longo Prazo “Angola 2050”, afirmou no Dundo a chefe do Departamento do Planeamento Territorial do Ministério da Economia e Planeamento, Elizabeth Fortunato.
Mais de 100 cabeças de gado, entre bovinos e caprinos, vão ser, este sábdo, leiloados na 2° Edição da Feira do Agronegócio da Barra do Cuanza (FABAC), informou ontem, em Luanda, o presidente da Cooperativa, Agropecuária e Pescas do Lombo.
A região de Darfur, no Oeste do Sudão, foi hoje declarada "zona de catástrofe" pelos contínuos assassínios e saques, anunciou o governador, Minni Arko Minawi, enquanto prossegue a incerteza sobre se haverá uma nova trégua no país.
Por ocasião do 31.º aniversário da Polícia de Intervenção Rápida(PIR), que hoje se assinala, o Comandante geral da Polícia nacional, Arnaldo Manuel Carlos enalteceu o papel importante que este órgão desempenha na sociedade.
O antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
O Executivo angolano tem como prioridade até ao ano de 2027 tornar a região do Okavango nos municípios do Dirico, Mavinga e Rivungo, na província do Cuando Cubango, numa zona estratégica de interesse de investimentos para o desenvolvimento do turismo no país.