Economia

ANGOTIC/2024: Executivo consolida estratégia de literacia digital

Hélder Jeremias

Jornalista

A 4.ª edição do Fórum Angolano de Tecnologia e Comunicação – Angotic/2024), realizada de quinta até sábado, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, descortinou o potencial empreendedor dos jovens angolanos.

16/06/2024  Última atualização 07H42
O evento foi visitado por mais de 13 mil pessoas © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O dia de encerramento ficou marcado pela abordagem do tema "A Capacitação em Educação Especial", em que os académicos ao serviço da Universidade de Ciências e Tecnologias da Namíbia, Smita Francis, do Massachusetts Institute Tecnologies (MIT), Danielle Wood enalteceram o empenho do Executivo na promoção de projectos com vista na melhoria do ecossistema, literacia digital e acesso à internet nos lugares mais recônditos.

A aprovação de 100 das 232 solicitações de microcrédito cosntistitui uma evidência de que do sucesso do certame em que uma média de 14 mil visitantes pode absorver conhecimento sobre as empresas torno dos programas levados a cabo pelo executivo no sentido de permitir que as localidades mais recônditas beneficiem da disponibilidade dos serviços que a operacionalidade do Angosat 2 proporciona, com foco na criação de valências na cadeia de valor de bens e serviços.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Augusto Oliveira, reiterou a o compromisso do seu pelouro em dar continuidade às linhas de força com vista na expansão da literacia digital por meio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das comunicações, numa fase em que está em curso a implicar de projectos como "Ango Digital", Ango Online", Cogumelos Digitais", entre outras acções cujo impacto se reflecte na interligação de todas as regiões.

"Reafirmamos o nosso compromisso em trabalhar para que o acesso às tecnologias seja para todos angolanos e hoje podemos constatar, com alegria, que o país tem futuro. Esperamos que em 2025 estaremos juntos de novo certos de que os resultados sejam mais animadores, tendo em conta o facto de nesta edição contarmos com a presença de 112 prelecores que não abordaram 48 temas de relevante importância, assim como os cerca de 100 microcréditos que foram concedidos"; disse.

Mário Augusto Oliveira destacou a telemedicina como um dos sectores que mais ganha com a disponibilidade do sinal da Internet, na medida em que, segundo avançou, existem varias unidades hospitalares no país que, graças ao facto de poderem estar ligados â rede com custos favoráveis oferecem serviços de telemedicina de forma eficiente.

O ministro das Ciências e Tecnologias da Zâmbia, Feliz Mutati sublinhou a importância do Angotic e os esforços de Angola em termos de investimento, ao garantir o reforço da cooperação, quando o seu país já utiliza os serviços do Angosat 2.

"Ficamos muito satisfeitos com esta energia intensa como Angola e a Zâmbia estão a encarar o desafio das tecnologias. No quadro do memorando de entendimento que rubricamos hoje os nossos países estão conectados por fibra e pelo satélite, acreditamos que a região vai estar ligada no seu todo, tendo como meta retirar cerca de 30 milhões de pessoas da pobreza até 2030", augurou.

A sessão de ontem foi predominada pelos painéis subordinados aos temas "As Possibilidades e Potenciais do Desenvolvimento do Turismo em Angola para os Mercados de Língua Alemã e Europeu", em que foram prelecores o presidente do Klebler Group, entre outras referências.

Foram ainda apresentados temas como "As Infra-estruturas, Serviços e Inovação, "Aplicação das Tecnologias Disruptivas nos Serviços Meteorológicos -Apresentação de Alerta de Trovoada e Sismo de Angola", "Inteligência Digital: Convergência Interligante", "Marketing de Precisão de IA", " Ecossistema e Plataforma Económica", "Soluções de Programa Digital" e Capacitação em Educação Espacial a Ser Ministrada nas Universidades Angolanas".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia