O avançado, Emmanuel Adebayor, terminou a carreira hoje, aos 39 anos, depois de se ter notabilizado ao serviço de Arsenal, Manchester City e Tottenham, informou a Lusa.
O Petro de Luanda operou a reviravolta, esta terça-feira, no pavilhão da Cidadela, depois de ter ido para o intervalo a perder, por 36-37, diante do rival, 1º de Agosto, e venceu, por 85-79, garantindo a ida à final na 45.ª edição da Taça de Angola.
Com nota máxima e a licença, os treinadores Filipe Cruz, do 1º de Agosto, Luís Chaves, do Petro de Luanda, e William Almeida, do Interclube, regressaram ontem ao país, após participação no curso de nível C, promovido pela Confederação Africana de Andebol (CAHB), na Argélia.
O Jornal de Angola apurou, junto do técnico Luís Chaves, que a acção formativa decorreu sem sobressaltos e foi visível o grau de conhecimento dos treinadores nacionais, por terem formação europeia.
No curso, a avaliação foi feita de um a cinco valores. Cinco (excelente), quatro (muito bom), três (bom), dois (suficiente) e um (mau). Os técnicos distantes dos parâmetros definidos pela CAHB foram obrigados a repetir os exercícios.
"Tivemos sucesso, logo na primeira tentativa. Por causa da bagagem da formação europeia, apresentamos um grau superior e fomos os melhores. Alguns questionaram a nossa classificação, por causa das dificuldades em relação à língua francesa. O curso foi prático e nós estamos habituados a trabalhar. Por outro lado, contamos com o apoio de um estudante angolano que nos ajudou com o francês, numa ou noutra palavra”, explicou.
Além dos angolanos e argelinos, participaram na acção formativa dois treinadores da Mauritânia e um da Tunísia, no total de 38. Depois da Argélia, a Confederação Africana de Andebol tem agendado dois cursos de nível C, na Côte d’Ivoire e cá em Luanda.
Relativamente a Luanda, a formação está marcada para o mês de Julho. Em declarações ao JA, o presidente da Federação Angolana de Andebol, José do Amaral Júnior "Maninho”, confirmou o facto, mas sublinhou que falta definir alguns aspectos.
Em Maio, à margem da disputa da Taça dos Vencedores das Taças, a decorrer no Egipto, a Confederação realiza o curso de categoria B, destinado a seleccionadores. Vivaldo Eduardo e José Pereira "Kidó” são os angolanos com presença garantida.
Quatro meses depois, em Setembro, na Tunísia, a CAHB organiza outra acção formativa, com o mesmo grau, com a participação dos técnicos Filipe Cruz, William Almeida e Luís Chaves.
"Embora o curso de passagem de nível seja de dois em dois anos, temos a possibilidade de o fazer em Setembro, por causa do desempenho apresentado na Argélia. Não podemos fazer agora, no Egipto, por estar muito próximo e os lugares já estão preenchidos”, disse Luís Chaves.
Em Novembro, durante a disputa da Taça dos Clubes Campeões, na República do Congo, vai haver uma formação dirigida a seleccionadores, para a obtenção do grau A da Confederação Africana de Andebol. Desta feita, todos os treinadores que vão trabalhar no Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior masculino, agendado para Janeiro de 2024, são obrigados a ter a licença de nível A.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, iniciou a sua jornada de dois dias, na Lunda-Sul, mantendo um encontro com o vice governador para a área social da província na sala técnica do inscrita numa que prevê outro encontro de auscultação com jovens afectos a associações e agentes desportivos.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, afirmou, esta segunda-feira, que "estamos a pensar levar entre 12 e 14 modalidades diferentes, andebol, basquetebol, remo, vela, canoagem, atletismo, natação, judo, ténis de mesa, taekwondo e lutas", a Paris, onde vão decorrer os Jogos Olímpicos de Verão, em 2024.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.