Sociedade

Angolanos na China vão beneficiar de formação em tecnologias de aviação

Paulo Caculo |Pequim

Jornalista

Estudantes angolanos na República Popular da China vão beneficiar, a partir deste mês, de formação sobre Ciências e Tecnologias de Aviação, na Shandong Yufeng Aviation Technology Co. Ltd, fruto de um acordo de parceria rubricado pela coordenação do núcleo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ AO-CHINA) no país asiático, com a empresa chinesa.

12/05/2023  Última atualização 10H26
Estudantes angolanos e homólogos e formadores chineses da Escola de Aviação Shandong Yufeng Aviation Technology Co. Ltd © Fotografia por: DR
A informação foi avançada, ao Jornal de Angola, por Odair Júlio, coordenador-geral da representação do CNJ em território chinês, à saída do encontro que manteve, na cidade de Rizhao, com a direcção da companhia de aviação, encabeçada por Liu Yang.

  O acordo, segundo o responsável do CNJ na China, aconteceu na sequência de um convite formulado pela empresa chinesa à organização juvenil angolana, para visitar as suas instalações. Na sequência, Odair Júlio inteirou-se da existência do projecto de formação no domínio da aviação, dirigido a jovens estudantes.

A Shandong Yufeng Aviation Technology Co. Ltd, segundo o coordenador-geral do CNJ AO-CHINA, ocupa um lugar de destaque no mercado chinês, tendo a sua fundação resultado de um investimento do Governo do Distrito de LanShang, da cidade de Rizhao, com enfoque nos estudos e viagens no domínio da aviação. 

"Encaramos o convite desta empresa como uma soberana oportunidade para proporcionar aos nossos jovens estudantes uma formação sobre técnicas de aviação”, esclareceu Odair Júlio, para quem a empresa Shandong Yufeng Aviation acumula enorme experiência no mercado e representa uma das referências no que toca ao treinamento de futuros quadros da aviação diz respeito.

Acrescentou que o encontro serviu, igualmente, para ambas as partes acertarem aspectos de interesse mútuo, sendo um dos quais a disponibilização de vagas para estágios remunerados aos membros do CNJ AO-CHINA, com possibilidade de enquadramento na referida empresa, "caso os estudantes revelem capacidade para corresponder aos desafios e exigências” colocados pela companhia de aviação. 

O primeiro grupo de estudantes, ressaltou o líder juvenil, deverá seguir viagem para as instalações da Shandong Yufeng Aviation, em Rizhao, antes do final da primeira quinzena do mês em curso, para um ciclo de formação de três meses, devendo "o futuro dos mesmos depender do nível de desempenho”, durante todo o processo de aprendizado.

Na ocasião, o coordenador-geral e a coordenadora- adjunta, Finelsa Baza, foram convidados para serem prelectores na palestra subordinada ao papel dos jovens nas sociedades modernas, presenciado por mais de 200 estudantes da escola do Ensino Médio de Rizhao.

Integraram à delegação do CNJ AO-CHINA, além do coordenador-geral e da coordenadora adjunta, a secretária para o Género, Denise Almeida Júlio.

O CNJ na China promove, com a ajuda da representação diplomática angolana, iniciativas com a perspectiva de ajudar jovens que almejam alcançar uma formação superior com o objectivo de se tornarem cada vez mais capacitados para encarar os desafios do mercado nacional, na procura de emprego e na efectivação do auto-emprego.

Desenvolve, também, troca de experiências com organizações estrangeiras congéneres e apoia a divulgação de trabalhos sobre a juventude, sendo reconhecido pelo Executivo, enquanto parceiro, em matéria de políticas para a juventude.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade