O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), na província de Benguela, promoveu, quinta-feira, um encontro de reflexão sobre os melhores mecanismos de participação da juventude na preservação dos valores da africanidade.
Na ocasião, o professor Dinis Sócala, do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), de Benguela, disse que uma das melhores formas de se reclamar o lugar certo da africanidade, e evitar a imposição em termos de civilização europeia, passada pela formação, é a descoberta de valores sublimes deste continente berço.
Para ele, é possível evitar com que a África seja apregoada a outros hábitos, costumes, contrariamente à realidade dos povos lo-cais, acrescentou.
O docente considerou, também, a qualificação académica, técnica e profissional como pilar fundamental para garantir uma participação responsável da juventude na preservação dos valores sublimes de África.
Exortou a juventude a não se deixar enganar por certas influências tendenciosas, que contrariam os verdadeiros valores da africanidade, assim como não perderem tempo com práticas arruaceiras, visto que não dignificam a cultura real do seu continente. A juventude, disse, deve, acima de tudo, promover o respeito aos mais velhos, por estes serem os detentores da verdade histórica oral dos hábitos e costumes do nosso continente.
A jurista Rosileine Honório referiu que a juventude deve assumir a sua própria identidade, e perceber que a solução dos seus problemas deve ser, antes de tudo, analisada e resolvida no seu próprio continente. O respeito aos mais velhos, a preservação do património pú-blico, a promoção da cultura que contribui na estabilidade da soberania africana e de cada nação, em particular, são elementos fundamentais que respondem aos verdadeiros pilares da grandeza africana, acrescentou.
Referiu que as tradições positivas, sobretudo, as línguas africanas, a conservação dos objectos naturais, a dedicação ao trabalho de campo, a vivência em clima de harmonia e união, são de igual modo aspectos que caracterizam os africanos e, por isso, merecem também ser preservados.
A escritora moçambicana Lídia Mathe disse que, tal como Angola, o povo moçambicano tem vindo, também, a sensibilizar as comunidades no sentido de se preservar, cada vez mais, os valores dos povos africanos e a troca de experiência com Angola, nesse domínio, "é um valor acrescido para que Moçambique continue firme nesse desafio de combater a inculturação”. Agostinho Sanjambela, músico do estilo "Rock’n Roll”, referiu que a verdadeira matriz que caracteriza a essência africana tem se perdido de tempos em tempos, prova disso é a forma de falar e vestir de muitos africanos, mais voltada à cultura europeia, facto que constitui um perigo para os valores que a África tem, bem como para as futuras gerações, o que se torna urgente mudar esse quadro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).