Cultura

Angolanos e coreanos unidos pela cultura

Manuel Albano

Jornalista

A promoção das culturas coreana e angolana estiveram em evidência, durante a realização do concurso denominado “Quiz on Korea”, que aconteceu, sábado, na Praça da Alimentação da Universidade Católica de Angola (UCAN), em Luanda.

27/06/2022  Última atualização 09H15
Ao som contagiante do folclore angolano, concorrentes celebraram a união entre as duas culturas © Fotografia por: Agostinho Narciso| Edições Novembro

A estudante do curso de Gestão Empresarial do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), Jandira Balieira, de 20 anos, foi a primeira classificada do concurso, que promove no país conhecimentos sobre a vida, cultura, história, música, geografia e a língua coreana.

Pela conqusita do prémio, a vencedora vai representar o país na fase final da 11ª edição do "Quiz on Korea”, que acontece a 4 de Setembro deste ano, na cidade de Seul, na Coreia, com a participação dos primeiros classificados das preliminares de outros 25 países.

O vencedor vai receber um prémio no valor de sete mil e seiscentos dólares e uma condecoração pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia e da emissora de televisão KBS, promotoras da iniciativa, que tem como objectivo aumentar o interesse dos estrangeiros pela cultura coreana no mundo.

 

Unidos pela batucada

O folclore de ambos os  países esteve presente durante quatro horas de muita diversão, alegria, dentro do espírito de irmandade que une angolanos e coreanos, há três décadas de relações diplomáticas.

O som forte e contagiante da percussão ficou marcado pela exibição do grupo tradicional angolano Mwana Zanga, oriundo da Ilha de Luanda, com a participação do Embaixador da República da Coreia em Angola, Kwang-Jin Choi.

O diplomata coreano, que se encontra num período de adaptação no país, mostrou ser admirador da cultura angolana, quando em palco exibiu os dotes de um exímio percussionista. Angolanos e coreanos festejaram num clima de harmonia e respeito pelas diferenças culturais.

O evento contou com a presença da Reitora da UCAN, Maria da Assunção, do presidente da Comunidade Coreana, Young Cheol Kim, do representante da Federação de Taekwondo, estudantes da escola de língua coreana e admiradores da cultura coreana Hallyu e BTS.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura