Desporto

Angolano Eduardo Kano reúne com Tomás Duker

Rosa Napoleão

Jornalista

O coordenador de Sambo em Angola, Eduardo Diakubikua Kano, participa de uma reunião de concertação com o presidente da Confederação Africana de Kurash, Thomas Dunker, desde terça-feira na África do Sul. O encontro aborda planos e estratégias para o desenvolvimento da especialidade de Kurash em África e a elaboração de programa de actividades para o presente ciclo olímpico.

22/01/2023  Última atualização 06H35
Eduardo Kano (no centro) dirigiu a Selecção ao Mundial © Fotografia por: DR

Em conversa com o Jornal de Angola, Eduardo Kano disse que a intenção é encontrar mecanismos para melhorar a prestação da modalidade em todo o continente.

"Queremos trabalhar em conjunto, trocar experiências para elevar o nível de competitividade dos nossos atletas”, disse.

A par da reunião dos mentores, Eduardo Kano e Arnord Julien, treinador de Kurash em Cabinda, participam do curso de qualificação técnica e graduações de dirigentes e treinadores africanos que decorre, igualmente, nas terras de Nelson Mandela.

Angola está na formação acompanhada de outros países africanos como Togo, Egipto, Congo Brazzaville, África do Sul, Zâmbia, Namíbia e República Democrática do Congo.

Eduardo Kano é instrutor licenciado pela Confederação Africano de Sambo e impulsionou a prática em Angola, com destaque nas províncias de Luanda. Várias academias promovem a massificação nos distritos da Petrangol, Sapu, Prenda e Palanca, num universo de 400 atletas.

No percurso histórico, o Sambo nacional já esteve presente em três Campeonatos Mundiais e quatro Campeonatos Africanos, nos quais obteve várias medalhas de prata e de bronze.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto