Desporto

Angolanas fazem despedida das Olimpíadas de Xadrez ao ritmo finlandês

JA Online

A Selecção Nacional feminina jogou a derradeira jornada, na última terça-feira, despedindo-se frente à Finlândia nas Olimpíadas de Xadrez, na Índia.

10/08/2022  Última atualização 01H12
© Fotografia por: chessolympiad.fide.com
Na mesa 1, a Mestre Internacional Feminina, Esperança Caxita caiu diante da Mestre Fide Feminina, Anastasia Nazarova, a xadrezista nacional até dominou os momentos iniciais, mas viu a vantagem escapar-lhe por entre os dedos no 25.º turno quando decidiu trocar um cavalo por uma torre expondo o rei branco aos ataques da rainha negra, vantagem essa que foi capitalizada pela finlandesa que levou o único ponto do confronto ao cabo de 38 jogadas. 

Na mesa 2, a Mestre Fide Feminina, Ednásia Júnior empatou com a Mestre Internacional Feminina, Tanja Tuominem, mostrando extrema precisão e tendo defendido cada tentativa da oponente com frieza, não dando espaço para algum ataque, e levando a que ambas xadrezistas optassem por acordar o empate por tripla repetição num duelo de 46 lances. 

Na mesa 3, a Mestre Fide Feminina, Luzia Pires, fez o regresso aos tabuleiros, e dominou diante da outra Mestre Fide Feminina, Heini Puuska, porém não conseguiu converter as suas hipóteses em vitória devido à brilhante prestação defensiva da adversária, vendo-se obrigada a conceder o segundo empate da jornada, ao cabo de 66 jogadas, mesmo tendo jogado sempre um passo à frente da oponente. 

Por fim, na mesa 4, Jemima Paulo teve de demonstrar os dotes defensivos frente a Sarabella Norlamo, que apresentou um estilo característico extremamente agressivo e que não deu descanso à xadrezista nacional, mantendo a pressão por todo jogo. 

No entanto, acabou por ter de aceitar o empate devido à muralha impenetrável montada pela jovem angolana, levando a sessão para o terceiro empate, perfazendo um total de 2.5 contra 1.5 do combinado nacional. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto