Cultura

Angolana participa em filme nomeado na Nigéria

JA Online

A 10.ª edição do prémio Africa Magic Viewers Choice Awards, na Nigéria, marcada para o dia 11 de Maio de 2024, conta com nomeações de dois filmes, “O 11º Mandamento” e “Mfumukazi”, com a participação da angolana Eltina Gaspar, como operadora de câmara e designer de produção.

28/03/2024  Última atualização 18H40
© Fotografia por: DR

Segundo um  comunicado, a indicação da cineasta Eltina Gaspar aos AMVCA Awards 2024 é uma prova do trabalho árduo e da excelência da equipa da Multichoice Talent Factory (MTF), da qual a jovem produtora fez parte como estudante da turma de 2023 na Academia da Zâmbia.

"Este reconhecimento não só destaca o talento individual da Eltina, mas também ressalta o compromisso da MTF em capacitar jovens cineastas africanos para alcançarem o sucesso nas suas carreiras”, refere o comunicado.

O filme "O 11º Mandamento” retrata a história de uma jovem humilde e religiosa, que confrontada com as vicissitudes da vida, e é atraída para o mundo da prostituição.

Já o filme "Mfumukazi” narra sobre um amor proibido entre o rei e sua serva, cuja paixão é ameaçada pelas maldades da rainha. Contudo, mesmo diante de adversidades esse amor enfrenta uma reviravolta inesperada, desafiando as expectativas e as convenções sociais.

Para a DStv Angola "o reconhecimento alcançado por esses dois filmes, que são verdadeiras obras-primas da indústria cinematográfica africana é um orgulho, sendo que reflecte as habilidades excepcionais, a dedicação, o talento e a criatividade de Eltina, bem como de todos os colegas que contribuíram significativamente para o sucesso dos referidos filmes”.

 

A cerimónia de entrega dos prémios do prestigiado, cujo presidente do júri é o produtor e cineasta nigeriano, Femi Oudgbemi, terá transmissão em directo em todos os canais Africa Magic na DStv.

Femi Oudgbemi esteve em Angola em Agosto do ano passado a facilitar Master classes da Multichoice Talent Factory, em parceria com o Angola Move.

 Sobre a Eltina Gaspar

Natural de Luanda, Eltina Vissolela dos Santos Gaspar de 29 anos, se destaca nas áreas de direcção de fotografia e edição de vídeos.

Apaixonada pela indústria cinematografia, a cineasta é uma, das duas primeiras mulheres angolanas a ingressar na Multichoice Talent Factory, onde encontrou oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Durante  formação explorou áreas como direcção de arte, roteiro e produção.

Eltina conquistou o seu primeiro prémio em Fevereiro de 2024, como Melhor Realizadora no concurso Shortcutz Luanda Meets Eco Jovens.

Com os dois filmes em que participou na Academia da Zâmibia, nomeados para os Africa Magic Viewers Choice Awards, aspira conquistar o prestigiado Óscar de Melhor Filme.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura