Economia

Angola vai participar na maior feira da América Latina

Quase 400 expositores de 60 países, mais de 50 mil variedades de produtos multissectoriais espalhados por 60 mil metros quadrados fazem da Feira Internacional de Negócios do Brasil FIN-2023 (quedecorre entre 28 e 29 deste mês de Março em Florianópolis, Santa Catarina, centro da região Sul do Brasil), a maior da América Latina.

11/03/2023  Última atualização 09H17
Angola vai participar na maior feira da América Latina © Fotografia por: DR

Com uma lotação de 17 mil pessoas, quem visita pela primeira vez o Centro de Convenções - que se tornou a principal referência de Santa Catarina para a realização de grandes eventos – fica assombrado pela localização privilegiada: próxima ao aeroporto, com terminal rodoviário e restaurantes, além de proporcionar vista para o mar.

"A FIN é uma óptima oportunidade de negócios, para criar ou ampliar relações com o mercado nacional e internacional. É o ambiente perfeito para quem busca networking, inovação e novos parceiros comerciais. O grande objectivo é estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes - Europa, Ásia, América e África -, estimulando o crescimento económico”, explica uma nota da organização do evento,  constituída pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina, Instituto Jovem Exportador (IJEX) e Associação de Jovens Empresários Portugal/China (AJEPC). A mesma nota acrescenta que o evento vai atrair para a capital catarinense missões diplomáticas  e empresariais oriundas de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos.

A organização promete ainda realizar dois dias de networking, mentorias e workshops com profissionais e investidores de cinco áreas, nomeadamente Energias Renováveis, Agronegócio, Tecnologia, Saúde e Infra-estrutura. Relevo para a presença de Jerilyn Asher que deverá ministrar  uma das muitas palestras de destaque da FIN Brasil 2023. Consultora de negócios da família Kennedy e CEO de empresas de inovação tecnológica, a norte-americana vai, segundo a nota citada, compartilhar mais de 30 anos de experiência no mundo dos negócios e em empresas de tecnologia bilionárias. Jerilyn Asher destaca-se também pela forte razão de desempenhar a função de administradora de quatro empresas em que as tecnologias estão a criar sucessivos avanços em streaming de vídeo, segurança cibernética, economia de emissão zero, aprendizado de máquina em pesquisa primária e organização de custos à saúde da população.

 

Cara a Cara

As feiras de negócios acontecem no mundo inteiro e são importantes para se estabelecerem negócios com mercados e fornecedores até então desconhecidos ou inalcançáveis. Só nos EUA realizam-se por ano mais de 13 mil certames. É impressionante o número e a variedade de produtos expostos  para serem visitadas. Por exemplo , a Expo-Shangai 2010, na China,  atraiu mais de 58 milhões de pessoas

No entanto, as mais importantes feiras dedicadas a áreas específicas de negócios estão espalhadas por todo o mundo, o que obriga constantemente os empresários a deslocarem-se pelo mundo. Este tipo de eventos é dos mais importantes para empresários estabelecerem redes de contactos e são também os locais exactos para se poder mexer ou demonstrar novos produtos. E há várias razões para que seja indispensável uma visita. Primeiro porque é a forma de ver os outros mas também de ser visto pelos outros. Ou seja, aqui há um contacto directo entre o cliente e a empresa e é fácil obterem-se reacções instantâneas de parte a parte. Pode dizer-se que com a massiificação do uso da Internet para contactos comerciais, dos e-mails ou mesmo dos telefones, as feiras de negócios são já praticamente o único local onde se privilegiam os contactos cara a cara. E basta que estes eventos tenham a duração de dois ou três dias para que os negócios possam ser realizados reflectidamente, sem precipitações já que num dia se testa o produto, espreita-se a concorrência e, depois de um período de reflexão, regressa-se ao stand para fechar negócio ou para discutir as condições do mesmo

Por outro lado, é nas feiras de negócios que são lançados publicamente novos produtos e mais inovadores. O que implica que quem tem primeiro acesso a eles, pode competir na linha da vanguarda. Não esquecer que nestes certames o negócio se expande à medida que se causa boa impressão nos clientes. São nestes espaços que as empresas apostam em mostrar todas as suas mais-valias comerciais, sendo indispensável causar boa impressão. Finalmente, outra das razões para que as feiras de negócios sejam tão populares mundialmente e sejam um dos principais pontos geradores de negócios advém do facto de ali se poder conhecer novas modas em diferentes áreas da indústria.




Pedro Narciso

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