Política

Angola vai albergar Centro de Informação da ONU

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reiterou, em Nova Iorque, o compromisso de Angola de albergar o Centro de Informação desta organização mundial, na capital angolana, Luanda, com vista a satisfazer as necessidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

21/12/2022  Última atualização 06H00
Ministro Téte António e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres © Fotografia por: DR

Téte António reafirmou o compromisso durante o encontro que manteve, segunda-feira, com a subsecretária-geral da ONU para as Comunicações Globais, Melissa Fleming, na sede da Organização das Nações Unidas.

Melissa Fleming assegurou, na ocasião, que estão criadas as condições legais, visando a assinatura do Acordo Sede, na primeira quinzena de Janeiro de 2023, para a efectivação do desiderato.

A nota da direcção de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores refere ainda que um total de 59 Centros de Informação da Organização das Nações Unidas estão instalados em vários países do mundo, difundindo em 139 línguas.

Ainda na segunda-feira, o chefe da diplomacia angolana abordou com a Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina Mohammed, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), realizada de 6 a 10 deste mês, em Luanda, as reformas da ONU, bem como as relações com o Governo angolano também dominaram o encontro entre as duas entidades.

A ocasião foi aproveitada pelo ministro Téte António para manifestar a intenção de Angola em apresentar candidaturas para o posto de Coordenador Residente das Nações Unidas.

Amina Mohammed é a primeira mulher a exercer o cargo de Secretária-Geral Adjunta da ONU. Foi no-meada em 2017 pelo Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, que a reconduziu para o segundo mandato iniciado em Janeiro deste ano.

A responsável na ONU é também presidente do Grupo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tendo liderado o processo que resultou no Acordo Global em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na criação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política