Sociedade

Angola sem registo de óbito por Covid-19 e reporta 47 infecções

Angola não registou, nas últimas 24 horas, óbito por Covid-19, num dia em que reportou 47 novas infecções e 84 pacientes recuperados, de acordo com a informação avançada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

11/03/2021  Última atualização 13H27
Angola recuperou, 84 pacientes © Fotografia por: M.Machangongo | Edições Novembro
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), em Luanda, sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que dos 47 casos novos, 43 foram reportados em Luanda e dois nas províncias de Benguela e Namibe.   
Os infectados têm idades entre 2 e 69 anos, sendo 20 do sexo masculino e 27 do sexo feminino. Na capital do país, os casos foram registados nos municípios de Belas, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Talatona, Viana e nos distritos urbanos da Ingombota e Sambizanga. 
 
Relativamente aos pacientes recuperados, Franco Mufinda disse que 79 foram reportados em Luanda, três no Huambo e dois em Benguela. Com estes dados, o país contabiliza 21.161 casos positivos, dos quais 516 óbitos, 19.761 recuperados e 884 activos. O secretário de Estado informou, também,  que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 72 doentes. Em quarentena institucional estão 29 cidadãos e 1.334 sob investigação epidemiológica.  

Nas últimas 24 horas nenhuma pessoa que se encontra em quarentena institucional teve alta. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 23 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19.   
O laboratório de biologia molecular processou, ontem, 693 amostras, das quais 47 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 404.657 amostras. Deste número,  21.161 tiveram resultados positivos.   
Franco Mufinda informou, também, que a equipa de saúde mental e intervenção psicosocial assistiu, por telefone, 28 cidadãos em  apoio psicológico.  

Em relação à testagem rápida serológica nas entradas e saídas da província de Luanda, o secretário de Estado disse que nas últimas 24 horas foram testados 1.119 passageiros. Deste número, referiu, 67 foram reactivos.      
No que toca a testagem obrigatória, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Franco Mufinda referiu que desde 16 de Janeiro foram testados 18.128 passageiros vindos de vários países. Deste número, frisou, 51 tiveram resultados positivos.                                                                                                                                                                            

Campanha de vacinação   
De acordo com o secretário de Estado, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, no dia 2 de Março, até ontem, foram imunizadas 19.076 pessoas, entre profissionais de Saúde do sector público e privado, agentes dos órgãos de Defesa e Segurança e idosos com comorbilidades.   
O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e a observância do distanciamento físico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade