A primeira Infra-estrutura Autárquica do país foi inaugurada, esta terça-feira, em Saurimo, na província da Lunda-Sul, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
A visita do Presidente João Lourenço aos Estados Unidos da América (EUA) onde se vai reunir, quinta-feira, na Casa Branca com o homólogo Joe Biden “é uma demonstração significativa de que a parceria entre os dois países cresceu drasticamente nos últimos 30 anos”.
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
Em comunicado, o posicionamento de Angola foi expresso durante a reunião plenária de alto nível que visou a comemoração e promoção do Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, no âmbito dos trabalhos da 78.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.
Na intervenção, a representante permanente de Angola nas Nações Unidas em Viena, Áustria, a embaixadora Isabel Godinho, referiu que o compromisso do país se consubstancia no facto de considerar que o mundo já carrega cicatrizes suficientes resultantes da utilização de armas nucleares.
Neste sentido, realçou ser imperativo educar e sensibilizar as pessoas, com especial ênfase a juventude, para criar um ambiente de paz desprovido de armas nucleares, declarando que tais armas não podem ser consideradas legítimas por qualquer Estado.
"Devemos evitar a guerra nuclear e a proliferação de armas nucleares, a fim de inverter a nossa trajectória em direcção às alterações climáticas, sem esquecer que as despesas com estas armas desviam recursos substanciais de muitas outras áreas de necessidade humana e ambiental”, frisou.
Isabel Godinho destacou os esforços do país para a promoção da paz e manutenção da segurança global, considerando ser uma responsabilidade extensiva aos países que possuem armas nucleares.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola participa no 11º Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, que decorre desde ontem, em Brasília (Brasil), onde já se encontra, desde domingo, o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, segunda-feira, na Lunda-Sul, que o passo dado por Angola de aderir à chamada Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE) é um acto que "encoraja os investidores".
A Organização das Nações Unidas (ONU) está a aproveitar todos os minutos da trégua, na Faixa de Gaza, para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, disse, esta terça-feira, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização.