O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
Angola regista uma redução de 26 para 15 por cento na taxa de transmissão de VIH de mãe para filho, de 2018 a 2021, um ganho causado pelo comprometimento do Estado, profissionais de saúde, sociedade civil e parceiros, avançou, esta terça feira, em Luanda, a infectologista e assessora técnica do Instituto Nacional da Luta contra a Sida.
Cláudia Barros, que falava durante a cerimónia de abertura das actividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra o VIH/Sida, que se assinala no próximo dia 1, acrescentou que a campanha "Nascer livre para brilhar”, liderada pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, está a contribuir significativamente para a redução da taxa de transmissão do vírus de gestantes para os bebés.
Deu a conhecer que a seroprevalência do VIH no país é de dois por cento, entre pessoas dos 25 aos 49 anos, de acordo com estudos realizados entre 2015 e 2016, sendo as mulheres o grupo com o maior índice de seroprevalência, com 2,6% e os homens 1,2%.
As províncias que fazem fronteira com a Zâmbia e a Namíbia são as que têm índices de seroprevalências mais altas.
O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA para os assuntos executivos, José Carlos Van-Dúnem, disse que estão programadas várias actividades de sensibilização, com o apoio de parceiros, no âmbito da prevenção, bem como campanhas de testagem.
Para o director, a discriminação é um factor que contribui para a desistência e a não adesão de muitos pacientes ao tratamento, o que faz com que haja maior proliferação do vírus.
"Para nós, o estigma e a discriminação são combates de todos os dias, de forma que que as pessoas assumam o seu estado serológico, devendo evitar transmitir a doença”, destacou.
O responsável avançou que o instituto controla 320 mil pacientes, salientando não haver falta de retrovirais.
José Carlos Van-Dúnem explicou que os retrovirais têm tempo de expiração, cerca de três a seis meses, devendo a sua importação ser feita dentro de um tempo limite, tendo em conta o número de pacientes.
"Pode haver um certo atraso, por questões de transporte e a nossa logística ficar reduzida”, disse.
Sobre a efeméride, realçou que o mundo está longe de alcançar o compromisso de acabar com a Sida até 2030, não por falta de conhecimentos ou ferramentas, mas por causa das desigualdades económicas, sociais, culturais e jurídicas, que limitam as soluções comprovadas para a prevenção e tratamento do VIH.
"Esta situação atinge as comunidades mais pobres e mais vulneráveis de forma dura, intensificando os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem com o VIH e grupos marginalizados”.
Segundo José Carlos Van-Dúnem, o lema para as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Sida, para este ano, proposto pela ONUSIDA e adaptado por outros países, reitera a necessidade de se acabar com as desigualdades na luta contra a doença. Defendeu a necessidade de se unir esforços para acabar com as desigualdades, trabalhar mais para garantir que a saúde seja fortalecida, o acesso à saúde seja garantido, os direitos das mulheres e meninas e a igualdade de género estejam no centro das atenções e os direitos humanos sejam respeitados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.