Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Angola está a dar passos largos para a eliminação da lepra como um problema de saúde pública, uma doença que, mundialmente, regista entre 400 a 500 mil novos casos.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, realçou que, neste momento, o país regista uma taxa de detecção de dois casos de lepra por cada 100 mil habitantes e uma prevalência de menos de um doente por cada dez mil. Apesar dos avanços, a ministra reconheceu que há ainda muito por se fazer, tendo em conta que o objectivo é proteger os ganhos da fase de eliminação e atingir a meta de erradicação da lepra, interromper a transmissão da doença e aumentar a capacidade de diagnóstico, tratamento e controlo da doença.
Sílvia Lutucuta realçou que as autoridades pretendem, igualmente, aumentar a capacidade laboratorial para apoiar o diagnóstico clínico e a monitorização da resistência, reforçar a capacidade e realizar a profilaxia pós-exposição, bem como ampliar o acesso à cirurgia reconstrutiva, a oferta dos serviços de aconselhamento e os cuidados de saúde mental.
Maior gestão de dados
O Governo vai, a partir deste ano, expandir a gestão de dados baseada no Sistema de Informação de Saúde Digital e a georreferenciação daspessoas com lepra, para maior monitorização do progresso rumo a zero lepra.
Por enquanto, em Angola, das 20 doenças tropicais negligenciadas (DTN) existentes no mundo, as mais valentes são a schistosomíase, helmintíases transmitidas pelo solo, filaríase linfática, a oncocercose, tracoma, leishmaniose, dracunculose, escabiose, úlcera de buruli, bouba, tripanossomíase humana africana e, recentemente, introduzida o envenenamento por mordedura de serpentes.
A ministra da Saúde avançou que essas doenças causam não só sofrimento e deficiências, mas, também, provocam consequências sobre a saúde socioeconómica para a comunidade, impedem as crianças de frequentarem a escola e os adultos de trabalharem, assim como provocam nas famílias um ciclo vicioso de pobreza e desigualdade.
Referiu que quanto às DTN, o Governo alcançou progressos, com a elaboração do plano estratégico 20-21 e 20-25, onde se encontram identificadas as principais estratégias integradas e inovadoras para a redução da carga de doença na população, particularmente nas camadas mais desfavorecidas.
Desparasitação de crianças
No acto do Dia Mundial da Lepra e das DTN, ocorrido domingo, mas celebrado ontem, a ministra anunciou, para esta semana, uma campanha de desparasitação, na província. A campanha vai abranger crianças dos cinco aos 14 anos, que frequentam escolas do primeiro ciclo primário. Sílvia Lutucuta reafirmou o combate multissectorial para o combate de várias doenças, daí o envolvimento das escolas, por serem locais importantes para promover a prevenção, através da higienização das mãos e a desparasitação.
Por exemplo, a ministra lamentou o facto de as DTN serem de um grupo de evitáveis e tratáveis, mas continuarem a afectar mais de um bilião de pessoas em todo o mundo.
Apelo da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou ao Governo a não se limitar nas comemorações de um só dia, mas a trabalhar a cada dia no combate às doenças.
Djamila Cabral referiu que, em 2020, a OMS lançou o roteiro das DTN 2021/2030, estabelecendo, assim, um quadro completo, para que elas sejam controladas e medicadas dentro de sete anos. A representante da OMS avançou que as doenças representam um peso nas comunidades, equivalente a biliões de pessoas por ano em tratamento.
"Entre 2010 e 2021, o número de pessoas que necessita de intervenção para as DTN diminuiu em 25 por cento, ou seja, passou de 2,19 milhões para 1,66 milhões”. Durante a última década, um grupo de 46 países conseguiram eliminarpelo menos uma DTN, sendo o último desses o Malawi, isto é, em Setembro do ano passado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O perímetro onde desabou, na madrugada de sábado, um prédio de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, já foi vedado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, descartando a existência de perdas humanas nos escombros.
O troço rodoviário da Avenida Comandante Valódia rodoviário (onde desabou o prédio 41), na madrugada de sábado, em Luanda, pode ser reaberto ao trânsito, na segunda-feira, às 6horas da manhã, para facilitar a mobilidade automóvel.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.