Política

Angola reconhece necessidade e emergência de enfrentar crise global

JA Online

O embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.

09/06/2023  Última atualização 02H26
© Fotografia por: Cedida
Sianga Abílio discursava na sessão plenária da Assembleia do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT). 

Para o embaixador, o desenvolvimento urbano sustentável tem o potencial de abordar muitos dos desafios actuais, levando em consideração, sobretudo, que a urbanização sustentável fornece a base para a prosperidade que é crucial nos esforços globais para reconstruir melhor, mais forte, mais verde e mais seguro. 

O diplomata considerou, igualmente, que o compromisso de Angola é o de avançar com acções sobre habitação adequada com acesso universal aos serviços básicos, como a energia, a água, o saneamento, os transportes, as escolas, o emprego, os cuidados de saúde, os espaços verdes e o financiamento de infra-estruturas. 

Por fim, Sianga Abilío destacou a necessidade de garantir a realização do Objectivo 11, nomeadamente: "Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis" e ainda realçou que para isso é fundamental a participação activa de Angola no sistema multilateral amplo, inclusivo e eficaz.

A Assembleia do UN-HABITAT decorre, em Nairobi, até esta sexta-feira, com 5.500 delegados que representam 193 países. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política