Economia

Angola produz 200 milhões de toneladas de mandioca

Joaquim Neto

Jornalista

Angola, com 200 milhões de toneladas por ano, é o único país africano que conseguiu atingir a auto-suficiência na produção de mandioca, disse à nossa reportagem o coordenador da Comissão Liquidatária da segunda fase do Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II).

25/03/2024  Última atualização 09H10
O programa foi executado em 80 comunas do Bié, Huambo e Malanje, beneficiando 200 mil famílias, onde a produtividade evoluiu de cinco toneladas de mandioca por família, para 30 mil © Fotografia por: DR

Paulo Sozinho, que prestou estas informações ao Jornal de Angola, na quarta-feira, indicou que a auto-suficiência angolana na produção de mandioca foi alcançada em 10 anos, entre 2012 e Dezembro de 2023, sendo atribuída à implementação do MOSAP II, que dotou as famílias produtoras de novas técnicas de gestão dos sistemas de produtividade e permitiu retirar maior rendimento por hectare. Financiado em 95 milhões de dólares pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) do Banco Mundial, o programa foi executado em 25 municípios e 80 comunas do Bié, Huambo e Malanje, beneficiando 200 mil famílias, onde a produtividade evoluiu de cinco toneladas de mandioca por família, para 30 mil.

As localidades abrangidas pelo MOSAP II também conseguiram produzir sete milhões de toneladas de milho e um milhão de toneladas de feijão, alimentos da cesta básica dos angolanos, afirmou Paulo Sozinho, defendendo a multiplicação de acções do género em todo o território nacional para acabar com a escassez generalizada de alimentos.

Incidindo sobre a capacitação, apoio à produção, comercialização, auto-suficiência económica e financeira e sustentabilidade das famílias no meio rural, o MOSAP II, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), formou 600 engenheiros extensionistas rurais e regentes agrícolas, além de ter graduado cinco mil escolas de campo.

Para o aumento da produção e comercialização, Paulo Sozinho disse que o MOSAP II financiou 1.227 subprojectos de investimento, 1.058 de apoio à produção, 156 cadeias de valor e 13 de irrigação, que actualmente beneficiam 53 mil famílias em cinco mil hectares de terra irrigada.

As famílias camponesas do Capali, Lupili, Jambeco, Manda, Luvili, Capunje, Nema, Boa Esperança e Bongo, nos municípios da Cahala, Londuimbali, Bailundo e Mungo, na província do Huambo, e as do Nguli, Ndungula e Chissapa, na do Bié, beneficiaram de lagos artificiais, lagoas, barragens e valas de regadio para uma prática agrícola independente das chuvas.

A execução, pelo IDA, do programa MOSAP II, permitiu também a construção de 13 armazéns galpões para a stocagem, calibragem, selecção, pesagem e comercialização dos produtos colhidos em cada ano agrícola, de 65 unidades de processamento de grãos (milho e feijão) e de mandioca, assim como a edificação de oito moagens nas províncias de Malanje e Huambo.

  LUANDA
EPAL regista dívida de 120 mil milhões de kwanzas

Pelo menos 127 mil consumidores de água, num universo de 542 mil, têm uma dívida avaliada em 120 mil milhões de kwanzas, por falta de pagamento do consumo do líquido precioso junto da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL).
Segundo  o presidente do Conselho de Administração da EPAL, Adão da Silva, em entrevista à Angop,  a dívida, contraída maioritariamente por consumidores domiciliares, está a dificultar a balança financeira da empresa, com a redução na capacidade de arrecadação de receitas.

  CUNENE
Falta de chuva periga oito hectares de milho no ‘Peu Peu’

Oito hectares de milho em produção no campo agrícola do estabelecimento penitenciário do ‘Peu Peu’, província do Cunene, correm o risco de secar antes da fase de maturação, devido à escassez de chuva que se regista nos últimos dias, nesta localidade.

A informação foi avançada pelo chefe de Departamento de Produção e Actividades Económicas da Direcção Provincial do Serviço Penitenciário do Cunene, Lucas  Sangeve, tendo avançado que nesse campo agrícola se prevê a colheita de cerca de 18 toneladas de milho.

  LUNDA-SUL
AGT abre serviços de atendimento aos sábados

A sétima Região Tributária da AGT procedeu anteontem, 23, em Saurimo (Lunda-Sul), à abertura dos serviços de atendimento ao público nos finais de semana, com vista a facilitar os contribuintes pagar impostos e que não têm disponibilidade de o fazer nos dias úteis. A propósito do novo regulamento de trabalho, o chefe da Repartição Fiscal da AGT na Lunda-Sul, Augusto Caculo, disse que a medida visa responder a necessidade dos utentes que, por imperativo das suas actividades laborais, não dipõem de tempo para, durante os dias normais de trabalho, efectuar pagamentos de vários impostos, com realce ao predial que é periódico.

  AGRICULTURA
Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale em projectos agrícolas

Duzentos membros do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale estão inseridos em projectos agrícolas, na província de Cabinda, através da cooperativa "23 de Março”.

A cooperativa funciona há dois anos na aldeia de São Vicente e possui três hectares, onde estão a ser cultivados diversos  produtos, entre os quais mandioca, jinguba, milho, feijão macunde, batata-doce, repolho, tomate e couve.

A informação foi prestada anteontem, 23, pelo delegado provincial adjunto deste fórum, Vicente Alexandre, durante a cerimónia que marcou o 23 de Março, "Dia da Libertação da África Austral”.

  BENGUELA
Governo não desiste de projecto de hotel-escola

A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Rosália Tchitale, admite que o governo ainda mantém o projecto de hotel-escola em Benguela, com vista a formação de profissionais deste ramo. A garantia foi dada   na passada sexta-feira à margem da inauguração do Flow Hotel, sob gestão da empresa OnTour, uma das unidades hoteleiras do Instituto de Fomento Turístico (Infotur), concebida para albergar a Escola Técnica Regional de Hotelaria e Turismo, o que não se concretizou.

  MADEIRAS
IDF quer exploração de novas espécies

O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) incentiva a diversificação do mercado da madeira, com a exploração de novas espécies abundantes no país, com vista a estimular a actividade.

No quadro da visita de trabalho que efectua à província do Moxico, o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Simão Zau, reiterou que apesar de continuar a vigorar a proibição da exploração da Mussive, existem outras espécies, igualmente, valiosas para este mercado, avançou a Angop.

10 anos

A auto-suficiência angolana na produção de mandioca foi alcançada em 10 anos, entre 2012 e Dezembro de 2023

13 Armazéns

A execução, pelo IDA, do programa MOSAP II permitiu também a construção de 13 armazéns galpões

53 mil famílias

O MOSAP II financiou 1.227 subprojectos de investimento, 1.058 de apoio à produção, 156 cadeias de valor e 13 de irrigação

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia