A TAGG anunciou, esta quarta-feira, a intenção de reforçar a sua frota no segundo semestre de 2023 com seis novos aviões do tipo Airbus A220 (em regime de “leasing”) “numa perspectiva de longo prazo”.
A agência de notação financeira Fitch Ratings informou que alterou a avaliação do Banco Angolano de Investimentos (BAI) de “Estável” para “Positiva”, ao mesmo tempo em que estabeleceu a avaliação da dívida de longo prazo em “B-”.
A consultora Oxford Economics reviu a previsão de produção de petróleo em Angola, antecipando que o país consiga bombear 1,18 milhões de barris diários este ano, aumentando a produção pela primeira vez desde 2015.
"Prevemos que a produção de petróleo em Angola suba para 1,18 milhões de barris por dia em 2022, um aumento face aos 1,13 milhões de barris em 2021, mas a balança de riscos está desequilibrada negativamente, devido à possibilidade de mais problemas técnicos e de perturbações nas cadeias de oferta”, escrevem os analistas.
Num comentário aos números de Maio, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas da Oxford Economics escrevem que a China, que representou 70 por cento das exportações de Angola no ano passado, será determinante para a evolução da receita petrolífera angolana, este ano.
"Os confinamentos relacionados com a variante Ómicron afectaram, adversamente, as exportações de petróleo, o que obrigou a Sonangol a vender carregamentos com um grande desconto”, apontam os analistas, vincando que, também, a Rússia é importante para a evolução das exportações de petróleo em An-gola, que valem cerca de 90 por cento do total.
"Angola enfrenta uma dura competição da China, que pode colocar ainda mais pressão nos preços do petróleo angolano”, já que a "Rússia está a vender petróleo barato num contexto de embargo ao petróleo russo por parte de outros países e, em Maio, a Rússia substituiu a Arábia Saudita como o maior fornecedor de petróleo à China”, diz a Oxford.
A produção petrolífera de Maio desceu ligeiramente em Angola, mas, no total dos primeiros cinco meses, o país conseguiu injectar 1,17 milhões de barris por dia, em média, o que representa um aumento de 1,9 por cento face ao período entre Janeiro e Maio de 2021, o que teve um impacto positivo nas Finanças Públicas e na taxa de câmbio.
"A produção mais estável e o elevado preço do petróleo originaram um fluxo de ‘petrodólares’ no ano passado, o que melhorou a taxa de câmbio e a qualidade do crédito soberano de Angola; a moeda angolana transaccionou à volta de 433 kwanzas por dólar nos últimos dias, o que representa uma forte inversão face ao pior período de Novembro de 2020, em que um dólar valia 660 kwanzas”, escreve a consultora.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCerca de 200 mil toneladas de produtos alimentares diversos vão ser colhidos no próximo ano na cintura verde de Luanda, resultante da preparação de aproximadamente 50 mil hectares para a campanha agrícola que inicia no próximo mês de Setembro.
Uma nova empresa denominada (Cimeleste Vungo Indústria, Lda) vocacionada para produção e comercialização de cimento vai nascer no país, na região de Cazombo, província do Moxico, e prevê criar mais dois mil empregos.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.