Economia

Angola presente no encontro da Alta Finança Internacional

Uma delegação chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, participa nas Reuniões de Primavera das Instituições de Bretton Woods, de 15 a 21, em Washington DC, Estados Unidos da América.

15/04/2024  Última atualização 08H55
Ministra das Finanças e o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, iniciam hoje a jornada de “Bretton Woods” © Fotografia por: Edições Novembro

O ciclo de Reuniões Anuais do Grupo Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) congregará as principais figuras da cena económica e financeira internacional, durante várias reuniões de alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais.

Também estão previstas audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional.

O objectivo nesses encontros é abordar a conjuntura macroeconómica internacional, bem como discutir e analisar questões concretas relacionadas com a situação regional africana e angolana.

De acordo com um documento do Ministério das Finanças a que o Jornal de Angola teve acesso, a comitiva angolana que se deslocou a Washington integra também o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, o vice-governador do BNA, Pedro Castro de Silva, o secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, o presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, o representante do Ministério dos Transportes, Ottoniel Miguel, além de outros altos responsáveis de departamentos ministeriais e institutos públicos, que durante o evento vão reunir-se com importantes players mundiais do sector económico e financeiro.

A nota refere ainda que os membros da delegação estarão subdivididos de acordo com as temáticas de abordagem e irão participar nos vários seminários,  mesas-redondas e painéis.

Está prevista a participação da ministra das Finanças na reunião de Ministros e Governadores com o G-20, no encontro do Grupo Consultivo Africano (African Caucus), com a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, com o director do Departamento dos Assuntos Africanos do FMI, Abebe Selassie, e com o presidente, Ajay Banga, bem como com as vice-presidentes para a África Austral e Oriental, e para o Desenvolvimento Humano do Grupo Banco Mundial, Victória Kwakwa e Mamta Murthi, respectivamente.

Na agenda das Reuniões de Primavera do Grupo Banco Mundial (GBM) e FMI constam outros eventos, que vão contar com a participação angolana, como o encontro com o Departamento Monetário e de Capitais e também com representantes de instituições bancárias, casos do Deutsche Bank, Crédit Agricole Bank, Citi Bank, Bank Trust & Co e o Afreximbank.

As reuniões de Primavera dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) acontecem anualmente e juntam responsáveis dos bancos centrais, ministros das Finanças e do Desenvolvimento, deputados, empresários do sector privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para debater as perspectivas económicas mundiais, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento económico e a eficiência de apoios.

Fazem parte do programa do evento seminários e briefings regionais, entre outros, focados na economia global, no desenvolvimento internacional e no sistema financeiro mundial.

Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação com estas instituições, mediante programas específicos, tendo em vista a melhoria da gestão e consolidação das contas nacionais, aperfeiçoamento dos mecanismos de investimento e a promoção do crescimento económico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia