Cultura

Angola presente na Semana Africana da UNESCO em Paris

A edição de 2024 da Semana Africana da UNESCO abre hoje e vai até sexta-feira, na sua sede em Paris, França, sob o lema “A educação em prol da inovação, do desenvolvimento e da cultura em África”.

22/05/2024  Última atualização 14H45
Esculturas de bronze de Mpambukidi são expostas em Paris © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Segundo um comunicado assinado pela embaixadora de Angola junto da UNESCO, Ana Maria de Oliveira, o evento, um dos maiores organizados pelo Grupo África na UNESCO, celebra a riqueza e a diversidade cultural do continente africano.

Angola tem uma destacada participação com dois stands. O primeiro, dedicado ao artesanato, apresenta esculturas de bronze do renomado artista Mpambukidi Nlunfidi. As obras do artista, que capturam a essência e a alma da cultura angolana, prometem encantar os visitantes com a sua beleza e originalidade.

O segundo stand é dedicado à promoção do café de Angola. Os visitantes poderão explorar uma variedade de marcas nacionais de café e participar de degustações em xícaras decoradas com a arte Sona, recentemente reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Além de artesanato e café, Angola tem igualmente uma exposição fotográfica ligada ao tema central do evento, assim como gastronomia autêntica de várias regiões do país e vai dedicar momentos de animação cultural ao ritmo do Semba e da Kizomba, dois estilos musicais angolanos que estão na lista indicativa para inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade, proporcionando assim aos visitantes uma verdadeira imersão na cultura angolana.

De acordo com Ana Maria de Oliveira, a participação de Angola na Semana Africana da UNESCO não só destaca a diversidade e a riqueza cultural do país, mas também reforça a importância de preservar e promover o património imaterial, que constitui parte importante da identidade e da história de Angola. A Semana de África da UNESCO, edição de 2024, promete ser um evento inesquecível, celebrando a riqueza cultural africana e ao mesmo tempo enfatizando o papel crucial da educação no desenvolvimento e na inovação do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura