Angola e a Mauritânia falaram, esta sexta-feira, sobre a necessidade do reforço da cooperação entre os dois países, sobretudo nas áreas de desenvolvimento económico.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, está, desde domingo, em Abuja, para representar o Presidente da República, João Lourenço, na cerimónia de investidura do Chefe de Estado da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores dá conhecer que a cerimónia de investidura tem lugar hoje, na mítica Praça da Eagle Square de Abuja.
À sua chegada, o chefe da diplomacia angolana recebeu cumprimentos de boas-vindas da Directora América do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Jane Adams, e do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Federal da Nigéria, José Bamókina Zau.
Bola Ahmed Tinubu tem 70 anos, nasceu em Lagos, em 1952, numa família muçulmana do grupo étnico Yoruba e foi declarado vencedor das eleições presidenciais no passado dia 1 de Março, para liderar a democracia mais populosa de África.
Para assistir a cerimónia de investidura do novo Presidente da República Federal da Nigéria, são aguardadas no país perto de 68 delegações estrangeiras e 30 Chefes de Estado e de Governo.
O Presidente Eleito já recebeu o Relatório de Transição e promete combater a insegurança e a crise de energia. "Não vou desapontá-los”, garante Bola Tinubu.
Na quinta-feira, 25 de Maio e Dia de África, na Vila Presidencial Aso Rock, segundo nota da Embaixada em Abuja, o Presidente cessante Muhammadu Buhari, conferiu ao Presidente eleito a Honra Nacional de Grande Comandante da Ordem da República Federal no âmbito das actividades agendadas para a investidura.
No seu balanço, o Presidente cessante Muhammadu Buhari diz que sai com espírito de missão e do dever cumprido perante um legado visível. "Fiz uma boa corrida. Terminei o meu percurso”, declarou o estadista.”
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.