Política

Angola pode ser placa giratória para investimentos uruguaios

Angola poderá ser a placa giratória para investimentos uruguaios na África Austral e alguns produtos da região deverão ser comercializados naquele país sul-americano.

30/05/2024  Última atualização 12H30
Secretário de Estado encabeça delegação angolana © Fotografia por: DR

A intenção ficou expressa durante um encontro que a delegação do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), chefiada pelo secretário de Estado Domingos Custódio Vieira Lopes, manteve ontem, com responsáveis da Câmara de Comércio Uruguai/África.

O secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades angolanas do MIREX apresentou a realidade do país e lançou o desafio ao empresariado uruguaio para aplicar capital em Angola e apostar na participação nas feiras de investimentos realizadas em Angola.

O responsável do MIREX reforçou a existência, em Angola, de zona livre para a implantação de investimentos estrangeiros, bem como lembrou que o Uruguai faz parte dos países com luz verde para entrar no território nacional, por um período de 90 dias, sem a necessidade de obtenção de visto.

Domingos Vieira Lopes fez ainda, durante o encontro, esclarecimentos sobre o Acordo Geral de Cooperação entre Angola e Uruguai.

Na ocasião, o embaixador de Angola na Argentina, Azevedo Xavier Francisco, incentivou o empresariado uruguaio a identificar áreas para o investimento pretendido, chamando a responsabilidade da missão diplomática para indicar as vias para a concretização do negócio.

O diplomata transmitiu, ainda, o empenho do Governo angolano na expansão da indústria do turismo em alta escala.

Por seu turno, os responsáveis da câmara Uruguai/África, representado por Washington Fernández, aceitaram as propostas apresentadas pela parte angolana, manifestando a total disponibilidade de realizar investimentos em Angola.

A câmara de comércio Uruguai/África foi criada a 11 de Novembro de 2010, por um grupo de empresários uruguaios com o apoio de países africanos acreditados em Montevideo.

A delegação do Ministério das Relações Exteriores, que se encontra em Montevideo efectuou visitas as instalações do Parlamento Mercosul e manteve um encontro de cortesia com a presidente da instituição, Fabiana Martin. O momento foi aproveitado para fortalecer o diálogo entre o Parlamento Regional Mercosul e a República de Angola.

Na terça-feira, o secretário de Estado Domingos Vieira Lopes reconheceu que o Uruguai tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento económico significativo, com o aumento da renda e políticas vocacionadas à redução da pobreza, colocando-se numa das economias da América Latina que cresce a bom ritmo. Este crescimento, disse, despertou o interesse de Angola em estabelecer um ciclo de cooperação com o reforço de troca de experiências nos sectores de interesse comum.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política