Política

Angola pede apoio à FAO para Fórum sobre Florestas

Angola manifestou o interesse de contar com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) na realização do Fórum sobre as Florestas, que pretende organizar, com o intuito de melhorar a gestão, integrar a redução e valorização das emissões de carbono nas florestas e nas zonas rurais.

22/03/2023  Última atualização 08H46
Fátima Jardim reuniu com o director-geral da FAO em Roma © Fotografia por: Edições Novembro

A intenção foi apresentada, segunda-feira, em Roma, pela embaixadora e representante permanente de Angola em Itália, Fátima Jardim, ao director-geral da FAO, Qu Dongyu, com quem manteve um encontro de trabalho.

Durante o encontro, realizado na sede da FAO, Fátima Jardim saudou os resultados alcançados por aquela agência especializada das Nações Unidas na erradicação da fome no mundo, com o processo de descentralização, que inclui os projectos dedicados aos pequenos agricultores, bem como o trabalho levado a cabo em Angola, com programas virados para o crescimento do sector produtivo, redução da pobreza e desemprego.

Fátima Jardim manifestou, na ocasião, o interesse de Angola em colaborar na Estratégia da Ciência e Tecnologia da FAO e na criação de dados, tanto para a agricultura, quanto para as pescas e clima, de modo a facilitar o intercâmbio e a formação de quadros, cada vez mais elevados na ciência e tecnologia e cooperação, em particular nas plataformas como aquela de monitorização geo-espacial. No capítulo da diversificação da economia, Fátima Jardim destacou o papel dos investimentos na Agricultura, Pescas e Agropecuária, com vista ao alcance de um maior espaço para o Agronegócio e à implementação do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Im-portações (PRODESI), que participa na Estratégia Nacional para aumento da produção nacional e substituição das importações.

A embaixadora e representante permanente de Angola na Itália apresentou a vontade das autoridades angolanas em enviar jovens para serem formados sobre Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável.

Por seu lado, Qu Dongyu garantiu apoiar Angola nas prioridades através da implementação de projectos e iniciativas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação é a agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para a erradicação da fome. Com a actuação em 130 países ao redor do mundo, a FAO tem como objectivo alcançar a segurança alimentar para todos e garantir o acesso regular e suficiente a alimentos de boa qualidade, permitindo, deste modo, que todos tenham uma vida saudável e activa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política