Política

Angola partilha experiências na área da Justiça Azul

Uma delegação multissectorial angolana, chefiada pela ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, participa, desde ontem até hoje, em Copenhaga, Dinamarca, na Conferência sobre Justiça Azul, visando, entre outros objectivos, compartilhar experiências, destacar desafios e inspirar soluções criativas para fortalecer a cooperação interagências para combater o crime de pesca.

24/03/2023  Última atualização 08H30
Ministra Carmen Sacramento Neto fala dos passos conduzidos pelo Executivo na Justiça Azul © Fotografia por: DR

Durante dois dias, o evento vai promover a discussão para facilitar a adopção de medidas e políticas a serem implementadas por todos os Estados-membros da Organização das Nações Unidas e estimular o debate sobre como melhorar e compartilhar informações relevantes à operação do combate à pesca ilegal.

Os participantes vão, ainda, promover programas de educação para os pescadores artesanais, a fim de capacitá-los sobre as leis e regulamentos relacionados à pesca comercial, além de estimular a inovação em tecnologias amigáveis à pesca ecológica, como navios inteligentes e sistemas de monitoramento.

A plataforma Comunidade Justiça Azul, lançada em 2017, é um banco de dados de inteligência de ciber-segurança que tem como objectivo fornecer uma base construída para a tomada de decisão política informada e informações sobre a prática ilegal da pesca, como embarcações e destinos de viagem, informações financeiras, equipamentos de pesca utilizados e outras espécies que podem ser capturadas.

Além disso, a plataforma também permite a compreensão imediata de tráfego naval, monitora as embarcações e seus oficiais, integra dados de várias fontes, cria profundos insights de análise de dados avançados e comunicação segura entre variadas instituições para o compartilhamento de informações relacionadas ao crime de pesca.

A plataforma também prevê ferramentas de rastreamento e monitoramento inovadoras para uso público, além de fazer análises de inteligência artificial para detectar padrões de comportamento incomuns.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política