Política

Angola participou na reunião técnica

A Delegação de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU participou, de 16 a 27 do corrente mês, em Nova Iorque (EUA), na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023.

29/01/2023  Última atualização 07H40
Angola é Estado-contribuinte para missões de paz da ONU © Fotografia por: DR
Participaram na referida reunião, que decorreu na sede da ONU, os conselheiros militar e de Polícia desta Missão Permanente, respectivamente, coronel Custódio Livulo e o superintendente-chefe Martins Soares.

Segundo uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola Junto das Nações Unidas, divulgada pela Angop, trata-se de um encontro de carácter trienal, que teve como objectivo avaliar os custos dos meios de cada contingente colocados pelos Estados-membros das Nações Unidas à disposição das operações de paz sob a égide desta organização.

No encontro participam todos os Estados-membros, com estatuto de "país contribuinte” com efectivos militares e/ou de Polícia para as operações de paz, ao abrigo da implementação das disposições da resolução (A/RES /49/233) da 49ª Sessão da Assembleia Geral, adoptada a 1 de Março de 1995.

A nota realça que, desde 2022, Angola estreou-se como contribuinte para as Forças de Manutenção da Paz, com a inserção de dois oficiais da Polícia Nacional de Angola, na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), perspectivando expandir a sua contribuição com o envio de militares e meios.

Adianta que a existência de um quadro jurídico adequado, consubstanciado na Lei sobre o Envio de Contingentes Militares e Forças Militarizadas ao Exterior do país, aprovada no primeiro semestre de 2021, propicia a inserção do país na "comunidade de Manutenção da Paz sob  égide da ONU”.

De acordo com o documento, a Assembleia Geral, na sua Resolução 50/222, de 11 de Abril de 1996, autorizou a aplicação de procedimentos para determinar os reembolsos dos meios pertencentes aos Estados-Membros.

O Manual sobre Políticas e Procedimentos Relativos ao Reembolso e Controlo de Meios Pertencentes aos Contingentes T/PCC, detalha as diligências autorizadas pela Assembleia Geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política