Sociedade

Angola participa na Reunião Intercalar do Processo Kimberley

Angola participa, até à próxima sexta-feira, na Reunião Intercalar do Processo Kimberley, evento que decorre em Victoria Falls, no Zimbabwe, refere uma nota enviada, ontem, ao Jornal de Angola.

23/05/2023  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR

A delegação angolana é chefiada pelo engenheiro Paulo Mvika, coordenador executivo da Comissão Nacional do Processo Kimberley (CNPK), e integra o administrador executivo da Endiama, Domingos Margarida, quadros da Comissão Nacional do Processo Kimberley, da Endiama e da SODIAM.

O evento conta com representantes de 82 países participantes do Sistema Internacional de Certificação do Processo Kimberley (SCPK), Indústria e sociedade civil.

O encontro de Victoria Falls discute várias propostas projectadas durante a reunião realizada no mês passado, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, por grupos e subgrupos de trabalhos ao Comité Ad-hoc de Revisão e Reforma do Sistema Internacional do Processo Kimberley.

De acordo com a nota, o passo seguinte é submetido à discussão, avaliação e possível aprovação, caso haja consenso na Reunião Intercalar, com destaque para o subgrupo da definição, dirigido pelo Conselho Mundial de Diamantes, da Assistência Técnica, dirigido pela República da África do Sul, do Documento Principal, orientado pelo Botswana, e o subgrupo de Boas Práticas e Boa Governação dirigido pela Índia.

O Zimbabwe assume a presidência rotativa do Processo Kimberley, tendo como vice-presidente os Emirados Árabes Unidos.

Angola é co-fundadora e participante activa nas principais decisões do Processo Kimberley, criado, em 2003, com o objectivo de eliminar o comércio de "diamantes de sangue”, provenientes de zonas de guerra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade