Política

Angola participa na reunião do Conselho de Ministros da SADC

Angola participa amanhã e domingo, na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC).

12/08/2022  Última atualização 07H05
Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Vieira Lopes, chefia a delegação nacional © Fotografia por: DR

O evento acontece no quadro da 42ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, agendada para os dias 17 e 18 deste mês.

A 42ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC decorrerá sob o lema "Promoção da Industrialização, através do Agro–Processamento da Transformação de Recursos Minerais e do Desenvolvimento das Cadeias de Valores Regionais, em prol do Crescimento Económico, Inclusivo e Resiliente”.

A delegação angolana é chefiada pelo secretário de Estado e Cooperação, Vieira Lopes, e integra o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, o embaixador de Angola na RDC, Miguel Costa, o secretário nacional da SADC, Nazaré Salvador, a embaixadora de Angola no Botswana e representante permanente junto da SADC, Beatriz Morais.

A SADC é uma organização inter-governamental criada em 1992, dedicada à cooperação e integração social e económica, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.

Fazem parte da organização regional a África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué e Seychelles.

A promoção do crescimento e desenvolvimento económico, diminuição da pobreza,  aumento da qualidade de vida da população, a paz e a segurança, desenvolvimento sustentável, reforço e consolidação das afinidades culturais, históricas e sociais da região são, entre outros, os principais objectivos da organização regional.

 

Comité de Pilotagem reúne em Camarões

 A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chefia a delegação angolana que participa desde ontem até hoje, na capital camaronesa, Yaondé, em representação do ministro das Relações Exteriores, na quinta reunião do Conselho de Ministros do Comité de Pilotagem da "Racionalização das Comunidades Económicas e Regionais da África Central (COPILCER - AC"), que  examina e adopta os projectos de textos da Nova Comunidade Económica da Região da África Central.

A Nova Comunidade Económica da Região da África Central deverá substituir a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), bem como a sua zona económica e monetária, a (Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

Segundo a nota de imprensa tornada pública pelo Ministério das Relações Exteriores, o processo agora em análise, foi validado pelos peritos do COPILCER, nas reuniões de 9 a 13 de Novembro de 2020.

À sua chegada a Yaoundé, a chefe da delegação ministerial angolana foi recebida no aeroporto pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos  Camarões e no Gabão, Luvualu de Carvalho e pela representante  de Angola na CEEAC, Lizeth Pena.

A análise e adopção dos projectos de textos referentes ao Tratado Constitutivo e as Convenções que regem o Parlamento, o Tribunal de Justiça e dos Direitos Humanos, incluindo a Alta Autoridade Monetária da África Central, são alguns pontos da agenda de trabalhos da reunião ministerial.

A sessão de trabalhos do evento teve início terça-feira última, com as reuniões da Célula de Peritos do COPILCER- AC, trabalhos nos quais Angola participou com uma delegação técnica, composta por especialistas do Ministério das Relações Exteriores, do Banco Nacional de Angola (BNA) e das embaixadas de Angola nos Camarões e  Gabão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política