Política

Angola participa na homenagem aos soldados da Paz da ONU

Diplomatas da Missão Permanente de Angola junto da ONU e outras Organizações internacionais, em Genebra, participaram, ontem, na celebração anual do Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, sob o lema “A paz começa comigo”.

01/06/2023  Última atualização 07H05
Soldados da Paz da ONU © Fotografia por: DR
Organizado pelo Serviço de Informação das Nações Unidas, em Genebra, em colaboração com a Associação Internacional de Capacetes Azuis, o evento decorreu no Memorial das Nações Unidas (Ariana Park), Palácio das Nações, refere um comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso.

A cerimónia prestou homenagem "à dedicação, coragem e grande profissionalismo dos homens e mulheres que serviram e continuam a servir nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas”.

Também serviu para honrar a memória daqueles que perderam a vida em defesa da paz. Marcaram o momento declarações da directora-geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Tatiana Valovaya, do presidente da Associação Internacional de Pacificadores, Laurent Attar-Bayrou, e do representante permanente do Bangladesh junto do escritório da ONU em Genebra, Mohammad Sufiur Rahman.

As celebrações do Dia Internacional dos Boinas-azuis, também conhecidos como "os agentes de esperança”, marcam um dos mais importantes momentos da campanha global "A paz começa comigo”.

A iniciativa ilustra o impacto das operações de paz da ONU e seus parceiros. Actualmente, mais de 87 mil boinas-azuis de 125 países integram 12 operações de paz. O histórico da ONU indica que, desde 1948, os boinas-azuis têm ajudado a prevenir conflitos em países, proteger civis, promover soluções políticas e apoiar processos democráticos, incorporando a promoção dos direitos humanos, capacitação das instituições públicas e assegurar que as mulheres e os jovens liderem e participem nos processos de paz e de construção de nações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política