Política

Angola no Conselho de Ministros da OEACP

Angola participou, quinta-feira, a partir de Luanda, em mais uma Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP). Realizado em Bruxelas, nos formatos presencial e virtual, o evento serviu, essencialmente, para tratar de questões administrativas e financeiras que dificultam o normal funcionamento da instituição.

24/03/2023  Última atualização 07H30
© Fotografia por: DR

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores divulgado ontem, a OEACP passa por um aperto financeiro. A título de exemplo, dos mais de 2 milhões de euros que os Estados-membros deveriam contribuir até 30 de Março do corrente ano, apenas cerca de 18 por cento foram depositados até à data.

A reunião apreciou, também, o Relatório do Comité de Embaixadores para o Conselho de Ministros sobre o projecto de renovação completa do edifício sede da OEACP. Analisou, de igual modo, o projecto de decisão da Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros sobre o Projecto da Casa ACP (ACP/25/006/23).

A delegação angolana foi chefiada por Domingos Custódio Vieira Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas. Integrou também José Guerreiro Alves Primo, embaixador itinerante, e os directores Júlio Gomes Maiato, da Direcção Europa, e Carlos Sardinha, da Direcção de Cooperação Internacional, ambos do Ministério das Relações Exteriores.

A OEACP, anteriormente conhecida como o Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), é uma organização criada em 1976 pelo Acordo de Georgetown. É composta por 79 Estados de África, Caraíbas e Pacífico, excepto Cuba, signatários do Acordo de Cotonou, também conhecido como o Acordo de Parceria ACP-CE, que os vincula à União Europeia.

Os principais objectivos da OEACP são o Desenvolvimento Sustentável dos seus Estados-membros, a integração gradual na economia global e o estabelecimento de uma nova ordem mundial mais justa e equitativa.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política