Política

Angola no Comité de Segurança Alimentar Mundial

Angola foi eleita esta quinta-feira (14), em Roma (Itália), membro do Bureau do Comité de Segurança Alimentar Mundial (CSA) da FAO, durante a 49ª sessão e que colocou o espanhol Gabriel Ferrero na presidência deste órgão.

14/10/2021  Última atualização 20H53
© Fotografia por: DR

O CSA é a principal plataforma do Sistema das Nações Unidas para o combate à fome, cujo objectivo consiste em apoiar os países no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em matéria de Segurança Alimentar e Nutrição.

Por sua vez, o órgão do qual Angola acaba de ser eleita (o Bureau do Comité) é o mecanismo de seguimento das decisões da Cimeira das Nações Unidas dos Sistemas Alimentares, recentemente realizada pela Assembleia Geral da ONU.

Angola participou no fórum através da representante permanente junto das Agências das Nações Unidas em Roma, a embaixadora Fátima Jardim.

A eleição foi presencial e à presidência do comité concorreram dois candidatos, tendo o camaronês Ahmadi Mongui obtido 48 votos dos 121 possíveis.

O CSA é um organismo inter-governamental que serve como um fórum para a revisão e acompanhamento das políticas de segurança alimentar e nutricional. A sua plataforma inclusiva está estruturada para permitir que os participantes da sociedade civil, do sector privado e outros actores não estatais tenham uma voz nas decisões políticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política