Política

Angola na reunião do Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC

JA Online

Angola participou, hoje, em Windhoek, na reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC que decorre sob o lema “Promovendo a paz e a segurança na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”.

30/11/2022  Última atualização 17H45
Secretária de Estado Esmeralda Mendonça chefiou a delegação angolana no evento © Fotografia por: DR

O encontro serviu para discutir a situação política e de segurança na região, bem como o fortalecimento dos processos democráticos, suas regras e leis da SADC.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chefia a delegação angolana que integra, igualmente, o secretário de Estado para a Política de Defesa Nacional, José Maria de Lima, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, e altos funcionários do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria e do Ministério das Relações Exteriores.

A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Primeira-Ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, na qualidade de presidente do Comité Ministerial do Órgão da SADC, Netumbo Nandi-Ndaitwah.

A governante namibiana, no seu discurso, felicitou os governos de Angola e do Lesotho pela forma pacífica como realizaram as suas eleições gerais neste ano. Netumbo Nandi-Ndaitwah sublinhou que foram processos que demonstram a vontade do povo dentro dos princípios democráticos defendidos pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A reunião decorreu à porta fechada e serviu, também, para analisar a situação na RDC, face aos ataques do M23, com relatos de actos negativos que perigam a segurança, estabilidade, paz e o desenvolvimento económico da região.

Em relação à situação na RDC, durante a intervenção do secretário executivo da SADC, lida pela directora em exercício Kealeboga Moruti, o Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC, reconheceu os esforços do Presidente João Lourenço, enquanto mediador do conflito na República Democrática do Congo, sublinhando o respeito por Angola na resolução de conflitos na região e do continente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política