O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Angola participou, hoje, em Windhoek, na reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC que decorre sob o lema “Promovendo a paz e a segurança na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”.
O encontro serviu para discutir a situação política e de segurança na região, bem como o fortalecimento dos processos democráticos, suas regras e leis da SADC.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chefia a delegação angolana que integra, igualmente, o secretário de Estado para a Política de Defesa Nacional, José Maria de Lima, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, e altos funcionários do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria e do Ministério das Relações Exteriores.
A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Primeira-Ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, na qualidade de presidente do Comité Ministerial do Órgão da SADC, Netumbo Nandi-Ndaitwah.
A governante namibiana, no seu discurso, felicitou os governos de Angola e do Lesotho pela forma pacífica como realizaram as suas eleições gerais neste ano. Netumbo Nandi-Ndaitwah sublinhou que foram processos que demonstram a vontade do povo dentro dos princípios democráticos defendidos pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
A reunião decorreu à porta fechada e serviu, também, para analisar a situação na RDC, face aos ataques do M23, com relatos de actos negativos que perigam a segurança, estabilidade, paz e o desenvolvimento económico da região.
Em relação à situação na RDC, durante a intervenção do secretário executivo da SADC, lida pela directora em exercício Kealeboga Moruti, o Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC, reconheceu os esforços do Presidente João Lourenço, enquanto mediador do conflito na República Democrática do Congo, sublinhando o respeito por Angola na resolução de conflitos na região e do continente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).