Política

Angola na comemoração da Independência do Benin

O embaixador na Nigéria, Benin e Níger, José Bamóquina Zau, representou, quinta-feira, o país, nas comemorações dos 64 anos da proclamação da Independência do Benin, antiga Daomé, na qualidade de convidado do Presidente Patrice Talon.

03/08/2024  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR
Segundo informações da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, as celebrações da Independência daquele país foram marcadas por um desfile de dois mil efectivos das forças militares e policiais republicanas, na Marginal da Marina, para simbolizar a estabilidade política e sócio-económica do país, dominada por investimentos estatais e privados.

Em nome do Presidente angolano, João Lourenço, o diplomata José Bamóquina Zau transmitiu às autoridades beninenses uma mensagem de conforto sobre o vasto campo de cooperação inexplorado nos domínios político, económico e técnico-cultural.

A Embaixada cita, ainda, que Angola e o Benin acordaram, recentemente, em Luanda, a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, bem como a facilitação da mobilidade de investidores dos dois países.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros do Benin, Olushegun Adjadi Bakari, assinaram os respectivos instrumentos jurídicos na sede da diplomacia angolana.

Refere, igualmente, que o ministro Olushegun Bakari foi recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou questões da actualidade africana.

Festival Vodoun

De acordo ainda com a missão diplomática, a companhia aérea angolana de bandeira, a TAAG, poderá operar voos Luanda-Cotonou para transportar milhares de turistas latino-americanos que, em Janeiro de 2025, vão participar no Festival Vodoun do Benin.

Na Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, decorrem, nesta altura, contactos exploratórios entre os dois países, para determinar a viabilidade comercial deste projecto cultural pan-africano, que se realiza todos os anos, a 10 de Janeiro, na cidade de Ouidah.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política