Política

Angola na 14ª assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis

Angola vai participar, amanhã e terça-feira, nos Emirados Árabes Unidos, na 14ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), com uma delegação chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

15/04/2024  Última atualização 06H56
© Fotografia por: DR

Esta importante Assembleia irá tratar de várias questões relacionadas com as energias renováveis a nível global, refere um comunicado do Ministério da Energia e Águas, antes de acrescentar que os Estados-membros irão discutir políticas, estratégias e projectos para impulsionar a transição a uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Sob a presidência do Rwanda, Angola é vice-presidente, juntamente com a República Dominicana, Geórgia e o Iraque. A sessão irá aprofundar o tema crucial "Resultado da COP28: Infra-estruturas, Políticas e Competências para Triplicar as Energias Renováveis e Acelerar a Transição Energética”.

 Temas como tecnologias emergentes, investimentos, políticas regulatórias e cooperação internacional para enfrentar os desafios da transição energética serão abordados ao nível de líderes globais e decisores energéticos, para traçar um caminho estratégico a seguir em todos os países, regiões e no mundo.

Dada a necessidade urgente de níveis extraordinários de impulso político e cooperação internacional, várias sessões ministeriais e de alto nível serão convocadas como parte da Assembleia, bem como durante o dia da pré-Assembleia, 16 de Abril de 2024, para facilitar a interacção entre decisões sobre questões prementes relacionadas com a transição energética na próxima década e no futuro e informar o trabalho futuro da Agência.

Em linha com a natureza inclusiva das discussões, o Fórum de Legisladores, o Diálogo Público-Privado e o Fórum da Juventude continuarão a proporcionar oportunidades para ideias e debates com e entre actores, que são vitais para a ambição colectiva de alcançar um futuro justo e inclusivo, baseado nas energias renováveis.

 A IRENA é uma organização intergovernamental que promove a adopção e o uso de energias renováveis em todo o mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política