Economia

Angola melhora sistema financeiro e sai da lista negra do GAFI

Angola fez progressos assinaláveis no seu sistema financeiro, depois de sair das listas negra e cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), disse o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

21/06/2022  Última atualização 22H29
© Fotografia por: DR | Arquivo

Para José de Lima Massano, "evoluímos no ano de 2016, saímos em definitivo desta lista. Saímos da lista negra, passámos na cinzenta e saímos”, referiu aquando da realização da 105ª Sessão do Comité de Política Monetária (CPM), que decorreu na Huíla, a 31 de Maio do ano em curso.

Em declarações à, na altura, sobre a vinda a Angola da equipa do Grupo de Prevenção ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral  (ESSAMLG), sublinhou ser o caminho que o país  vem trilhando, desde 2010, período em que estava bloqueado por fazer parte de uma lista de países que eram considerados não cooperantes.

"Queremos continuar fora dessas listas. O trabalho é permanente e as regras são alteradas e algumas são determinadas pelo próprio GAFI, que regula essas matérias e outras são de iniciativas das nossas próprias autoridades, incluindo o próprio Banco Nacional de Angola", assegurou o patrão do banco central citado hoje pela ANGOP.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia