Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
Cerca de 60 por cento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável do país (ODS) já foram cumpridos, garantiu o ministro da Economia e Planeamento.
Mário Augusto João falava à margem do Seminário sobre Pensamento Sistémico para Acelerar os ODS, em Luanda, no quadro de uma parceria entre o Ministério da Economia e Planeamento e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O titular da pasta da Economia e Planeamento disse que um dos ODS que ainda está atrasado tem a ver com as transferências sociais, apesar de existir já um bom programa que visa a aceleração do processo, que é o Kwenda.
Mário Augusto João explicou que se pretende que as famílias que recebem as transferências sociais monetárias no âmbito do Kwenda possam desenvolver alguma actividade económica para sair do ciclo da pobreza”, frisou.
"Daí o alargamento do prazo do Kwenda até 2025, para permitir que as pessoas beneficiadas criem fontes de rendimentos”, disse, sublinhando que o Kwenda é apenas uma primeira etapa das reformas do sector social, visando dar dignidade a cada cidadão angolano.
O ministro da Economia e Planeamento frisou que para se atingir na plenitude os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável é necessário reflectir ao máximo nos passos que devem ser dados para se acelerar o Plano de Desenvolvimento Nacional e incorporar os ODS nessa plataforma.
Mário Augusto João anunciou que vão existir ainda dois planos de Desenvolvimento Nacional, nomeadamente sobre a Erradicação da Pobreza e a Melhoria da Educação. "Estes planos vão nos ajudar, rapidamente, a acelerar o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável traçados no país, onde a erradicação da pobreza merece muita atenção”, acentuou.
Para tal, prosseguiu, devem ser desenvolvidas acções que proporcionem trabalhos condignos e mais investimentos públicos, para permitir que cada cidadão possa ter acesso à educação e à saúde da melhor forma possível.
" Todos estes processos têm de ser realizados em forma de cascatas para poder influenciar outras metas, como a produção nacional que vai propiciar o crescimento económico, tendo como fim último a erradicação da pobreza”.+
O representante residente do PNUD em Angola, Edo Stork, disse que a agência está a trabalhar em colaboração com o governo angolano e outros parceiros para se pensar num sistema interligado de fazer funcionar os projectos em carteira visando o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável do país.
Edo Stork explicou que, actualmente, o PNUD está a investir ainda na área de treinamento com os Ministérios da Economia, Finanças e o Instituto Nacional de Estatística, para mapear o modelo de Angola no que toca ao Desenvolvimento Sustentável em termos de saúde, ambiente e economia.
Se tudo isso estiver interligado, vamos criar um bom plano de desenvolvimento para Angola, mas que estejam conectado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que vai ter um impacto no crescimento do país.
O representante residente do PNUD em Angola disse que, segundo uma análise de sistema, o investimento que se pretende fazer vai melhorar a saúde, educação, ambiente, emprego e a vida social das pessoas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.