Desporto

Angola inicia defesa do título hoje à tarde diante do Uruguai

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol para amputados inicia, hoje, às 15h00, a defesa do título de campeão do mundo, diante da congénere do Uruguai, no campo número 3 A, nas instalações da TFF Riva, na cidade de Istambul, Turquia, em jogo referente à conclusão da primeira jornada do Grupo F.

01/10/2022  Última atualização 07H00
Campeões do mundo com os olhos postos na revalidação do ceptro na competição que decorre na capital da Turquia © Fotografia por: DR

Depois de dois meses e meio de preparação, com um estágio pré-competitivo realizado, na capital da Turquia, Ancara, os angolanos, sem menosprezo pelo adversário, estão em condições de proporcionar uma excelente exibição e ser coroada com triunfo.

Angola e Uruguai encaram-se pela primeira vez na competição e o favoritismo é atribuído à Selecção Nacional, devido à condição de detentora do título.

Apesar do favoritismo, os atletas da Selecção Nacional vão, seguramente, entrar com algumas cautelas defensivas para evitar serem surpreendidos e anular os contra-ataques do adversário.

O seleccionador nacional, Cheto Baptista, preparou um grupo forte para vencer o conjunto sul-americano.

O Uruguai, por sua vez, está na Turquia no máximo da sua força e promete um despique renhido com todos os integrantes do Grupo F, começando por Angola, hoje à tarde, para a primeira jornada. É um conjunto que privilegia muito as jogadas de contra-ataques. 

Com estes ingredientes, aguarda-se por um espectáculo de futebol bastante emotivo entre duas selecções que se encontram pela primeira vez no histórico.

Antes, para abertura da ronda inaugural da mesma série, a Itália joga às 14h30, com a similar do Iraque, no campo número 2 A, também no recinto de concentração e preparação da Federação Turca de Futebol (TFF Riva).

Os angolanos voltam a jogar, amanhã, às 15h00, frente à congénere iraquiana, no campo número 3 A da TFF Riva, para a segunda jornada. Para a conclusão da ronda, a selecção italiana enfrenta, às 16h00, os uruguaios no recinto número 2 B.

A fase de grupos do mundial está a ser jogada no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificando-se para os dezasseis avos-de-final os primeiros classificados das seis séries.

Na próxima terça-feira, a competição regista o primeiro interregno para a recuperação dos jogadores, reatando no dia 5 do corrente, quarta-feira, com as partidas dos dezasseis avos-de- final.

CHETO BAPTISTA ELOGIA ATLETAS
"Queremos começar com vitória”

Os atletas da Selecção Nacional de futebol para amputados estão com o moral alto para o desafio desta tarde, frente à similar do Uruguai, garantiu, ontem, o seleccionador Cheto Baptista, ao Jornal de Angola, na cidade de Istambul, palco da XVI edição do Campeonato do Mundo.

"Os jogadores estão moralizados. Estamos à espera que a prova comece para defender o título. Será uma tarefa difícil, porque sabemos que quem organiza quer vencer, mas por vezes não sai a contento”, disse, durante a cerimónia de abertura da prova, na cidade de Istambul.

O seleccionador nacional garantiu que espera vencer o jogo com maior ou menor dificuldade.

"Estamos aqui (em Istambul) com a cabeça fria e vamos encarar todos os jogos como uma autêntica final. Queremos começar a competição com uma vitória. Conversámos com os jogadores para sairmos com um triunfo diante do Uruguai”, destacou o técnico, bastante optimista.

Questionado sobre os oponentes do Grupo F, Cheto Baptista reconheceu a qualidade dos uruguaios, italianos e dos iraquianos.

"Conseguimos observar alguns vídeos do Uruguai e da Itália. Treinámos em função da observação que fizemos dos adversários”, realçou.

O seleccionador considerou a selecção do Iraque um "outsider"', mas garantiu que treinaram durante dois meses e meio para dificultar ao máximo as ambições do adversário.

 "A única formação desconhecida é a do Iraque, mas trabalhámos para contrariar as ambições dos concorrentes”, comentou.

Cheto Baptista reafirmou que a finalidade da Selecção Nacional é a defesa do título.

  JOGO INAUGURAL
Turquia goleia França  no Estádio do Fenerbahçe

A selecção da Turquia goleou, ontem, a congénere da França, por 3-0, no Estádio do Fenerbahçe, na cidade de Istambul, em desafio referente à primeira jornada do Grupo A da fase final da XVI edição do Campeonato do Mundo. O jogo entre turcos e franceses foi antecedido da cerimónia de abertura que se realizou no mesmo recinto com o desfile dos 24 países participantes.

Os golos do triunfo francês foram apontados por Kemal, aos 10 minutos, Okan (23´), após uma assistência do primeiro atleta, e Rahmi (48´) num remate colocado depois de uma triangulação com um companheiro. 

Como era de se esperar, os turcos, vice-campeões do mundo, dominaram o jogo e foram muito apoiados pelos adeptos locais.

Os franceses defendiam muito próximo da sua baliza. Isso permitiu com que os anfitriões jogassem com bastante tranquilidade e levassem muito perigo ao meio-campo do adversário.

Durante o tempo regulamentar, os franceses criaram poucas oportunidades de golos, por isso as maiores e melhores foram do conjunto turco.

Para a conclusão da ronda inaugural do Grupo A, a Libéria, um dos representantes africanos no mundial, mede forças, amanhã, às 10h30, com a selecção do Haiti, no campo número 1 B, no recinto desportivo da TFF Riva.

O desafio é aguardado com bastante expectativa, devido ao nível equiparado das duas selecções.

Os dois conjuntos  apresentam bastantes jovens, muito  velozes e com óptimos recortes técnicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto