O Chefe de Estado, João Lourenço, disse, esta quarta-feira, em Luanda, que Angola e o Egipto identificaram áreas de interesse comum para investimentos, nomeadamente na Agropecuária, no Turismo, na indústria Farmacêutica, na Defesa, Tecnologias de Informação, entre outras.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, endereçou, esta segunda-feira, uma carta ao secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, dando-lhe a conhecer a notícia divulgada pela estação televisiva CNN-Portugal, segundo a qual o Governo angolano teria enviado mercenários para combater na guerra que opõe a Rússia à Ucrânia.
Na mensagem, o chefe da diplomacia angolana informou sobre a nota enviada às autoridades portuguesas rejeitando veementemente estas informações falaciosas, "que constituem uma vontade deliberada de manchar e desacreditar a boa imagem de Angola e do seu mais Alto Mandatário, confundindo a opinião pública nacional e internacional no que diz respeito a posição de princípio da República de Angola sobre a resolução pacífica do conflito, que, no caso em questão, é clara e sobejamente conhecida”.
Na carta, endereçado ao secretário geral das Nações Unidas, o ministo Téte António enfatiza que Angola já foi vítima de mercenarismo e de invasão por forças estrangeiras, pelo que sempre condenou esses actos com medidas energéticas, como forma de os desencorajar
Finalmente, o chefe da diplomacia angolana considera útil levar esta informação ao conhecimento do secretário geral da ONU, para reiterar o posicionamento da República de Angola sobre a matéria, bem como a imutável adesão aos princípios da Convenção Internacional Contra o Recrutamento, Uso, Financiamento e Treinamento de Mercenários, adoptada pela Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, a 4 de Dezembro de 1989.
"O governante angolano sublinha, no documento, que os prejuízos causados à imagem da República de Angola, com esta notícia falaciosa e sem nexo, são da inteira responsabilidade da CNN-Portugal”, lê-se numa nota do Ministério das Relações Exteriores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, reúne, hoje, no Palácio da Cidade Alta, com o homólogo egípcio, Abdel Fattah Khalil El-Sisi, que chegou na noite de terça-feira a Luanda e inicia, uma visita oficial de dois dias a Angola, com o objectivo de dinamizar as relações bilaterais e trocar pontos de vista sobre questões de carácter regional e continental de interesse comum.
A comissária para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da União Africana, a angolana Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que “o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio”, para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.