A TAGG anunciou, esta quarta-feira, a intenção de reforçar a sua frota no segundo semestre de 2023 com seis novos aviões do tipo Airbus A220 (em regime de “leasing”) “numa perspectiva de longo prazo”.
A agência de notação financeira Fitch Ratings informou que alterou a avaliação do Banco Angolano de Investimentos (BAI) de “Estável” para “Positiva”, ao mesmo tempo em que estabeleceu a avaliação da dívida de longo prazo em “B-”.
Angola participa, desde esta segunda-feira, até sexta-feira, na reunião Intercalar do Processo Kimberley, que decorre em Kasane, República do Botswana.
O Processo de Kimberley é um sistema de certificação de origem de diamantes, concebido para evitar a compra e venda de diamantes de sangue, isto é, procedentes de áreas de conflito, guerras civis e de abusos de direitos humanos. Em 2003 foi criado com o objectivo de evitar o financiamento de armas em países africanos em guerra civil.
Em 2000, diversos países aceitaram o Processo Kimberley, comprometendo-se só a adquirir diamantes brutos certificados (com procedência confirmada por certificado oficial) e a recusar importações vindas de áreas de conflito.
A decorrer em formato híbrido (virtual e presencial), os participantes devem definir, já nessa reunião, a sede do Secretariado Permanente do Processo Kimberly, matéria que não colheu consenso na plenária realizada em Moscovo, em 2021.
À reunião devem participar representantes de 82 países participantes do Sistema Internacional de Certificação do Processo Kimberley (SCPK). A delegação angolana será chefiada pelo coordenador executivo da Comissão Nacional do Processo Kimberley (CNPK), Paulo Mvika, integrando quadros seniores deste organismo.
Angola é co-fundadora e é participante activo das principais decisões do Processo Kimberley, criado em 2003, com o objectivo de eliminar o comércio de diamantes de áreas de conflito.
O Botswana assume, actualmente, a presidência rotativa do Processo Kimberley, tendo como vice-presidente o Zimbabwe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCerca de 200 mil toneladas de produtos alimentares diversos vão ser colhidos no próximo ano na cintura verde de Luanda, resultante da preparação de aproximadamente 50 mil hectares para a campanha agrícola que inicia no próximo mês de Setembro.
Uma nova empresa denominada (Cimeleste Vungo Indústria, Lda) vocacionada para produção e comercialização de cimento vai nascer no país, na região de Cazombo, província do Moxico, e prevê criar mais dois mil empregos.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.