Política

Angola e Venezuela avaliam estado da cooperação bilateral

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, manteve, em Baku, capital do Azerbaijão, um encontro de trabalho com o vice-ministro para os Temas Multilaterais do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da Venezuela, Rubens Dario Molina, que serviu para abordar o estado das relações políticas, diplomáticas e de cooperação entre os dois países.

06/03/2023  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR

O encontro ocorreu, sexta-feira, à margem da Cimeira do Grupo de Contacto dos Países Membros do Movimento dos Não Alinhados (NAM), em resposta à situação da Covid-19, onde as duas individualidades participaram em representação dos seus países.

Durante o encontro, os dois interlocutores olharam, de forma mais específica, para a cooperação no domínio dos Petróleos, Ensino e Formação de Quadros, visando a necessidade do desenvolvimento de novas iniciativas viradas para a retoma dos bons níveis de intercâmbio já alcançados.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores deu a conhecer ao vice-ministro para Temas Multilaterais do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da Venezuela que Angola tem, no quadro do processo de diversificação da economia, todo o interesse em estimular a cooperação com aquele país nos mais variados domínios, com realce para a Agricultura, Pescas e Turismo, com vista à diversificação das áreas de cooperação já existentes entre as duas nações.

Audiência com o ministro Jeyhun Bayramov

Num outro encontro, também realizado em Baku, à margem da cimeira do NAM, a secretária de Estado para as Relações Exteriores foi recebida, em audiência, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov.

À semelhança do primeiro encontro, este também serviu para os dois países passarem em revista as relações políticas, diplomáticas e de cooperação. Esmeralda Mendonça saudou a liderança do Azerbaijão nos NAM e destacou a importância dos Estados-membros continuarem unidos, em prol da identificação das melhores soluções aos problemas comuns.

Esmeralda Mendonça aproveitou o momento para transmitir a Jeyhun Bayramov a necessidade de Angola e o Azerbaijão in-crementarem, ainda mais, as relações, dadas as potencialidades e semelhanças apresentadas pelos dois países, que são grandes produtores de petróleo e membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão agradeceu a presença de Angola na Cimeira dos NAM e destacou o papel do país na solução dos conflitos em África, sobretudo, na Região dos Grandes Lagos.

Jeyhun Bayramov assegurou que Angola pode contar com o apoio do Azerbaijão na concessão de bolsas de estudo, no quadro da política de apoio que se concede aos Estados-membros do Movimento dos Não Alinhados.

 

Movimento dos Países Não Alinhados

O Movimento dos Não Alinhados é um fórum de 120 países que não se encontram, formalmente, alinhados ao lado ou contra qualquer grande bloco de poder internacional. É, depois das Nações Unidas, o maior agrupamento de Estados do mundo.

O termo Movimento Não Alinhado apareceu, pela primeira vez, na quinta conferência, em 1976, onde os países participantes foram indicados como membros do movimento.

O objectivo da organização foi resumido por Fidel Castro, na sua Declaração de Havana de 1979, como garantir a independência nacional, a soberania, a integridade territorial e a segurança dos países não alinhados na luta contra o imperialismo, o colonialismo, o neocolonialismo, o racismo e todas as formas de agressão estrangeira, ocupação, dominação, interferência ou hegemonia, bem como contra as políticas expansionistas das grandes potências. Os países do Movimento Não Alinhado representam quase dois terços dos membros das Nações Unidas e abrigam 55 por cento da população mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política