Política

Angola e União Europeia abordam sobre a parceria "Caminho Conjunto"

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu segunda-feira em audiência a directora para África do Serviço de Acção Externa da União Europeia, Rita Laranjinha, com quem analisou questões relacionadas com a parceria entre Angola e a União Europeia, designado “Caminho Conjunto Angola-UE”, dirigido a execução de programas de investimento nas diferentes áreas do desenvolvimento económico.

07/06/2022  Última atualização 00H35
© Fotografia por: CEDIDA | MIREX

Sobre este assunto as duas partes debruçaram particularmente sobre a Sexta Reunião Ministerial que deveria ter lugar esta terça-feira, em Luanda, que, entretanto, teve que ser adiada em virtude de força maior, tendo as partes analisado a possibilidade de um novo agendamento, dada a importância do evento.

As partes trataram ainda assuntos relacionados com a defesa e segurança, com destaque para a situação prevalente na RCA bem como o papel que Angola tem jogado no âmbito CIRGL.

Com sede em Bruxelas (Reino da Bélgica) e com representações em todo o mundo, o Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE) tem como objectivo garantir uma maior coerência e eficácia da política externa europeia, assim como reforçar a influência da Europa a nível mundial.

A SEAE apoia o Alto Representante da UE na condução da política externa e de segurança da União Europeia, gere as relações diplomáticas e as parcerias estratégicas com países que não pertencem à comunidade europeia, além de colaborar com os serviços diplomáticos nacionais dos países da UE, as Nações Unidas e outras potências mundiais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política