Política

Angola e Turquia pelo progresso

Em reprocidade da visita oficial à Turquia do Presidente da República, João Lourenço, em Julho último, aguarda-se este domingo (17) pela chegada de Recep Tayyip Erdogan que, em dois dias, reforçará a cooperação bilateral entre os dois Estados.

17/10/2021  Última atualização 15H19
Presidentes João Lourenço e Recep Erdogan © Fotografia por: DR

A imprensa turca avança que o chefe de Estado turco se faz acompanhar com mais de 100 entidades, entre empresários convidados a participar no processo da diversificação da economia angolana, com o objectivo de acelerar acções políticas, económicas e diplomáticas.

Sobre isso, Erdogan é citado como tendo dito que efectua a visita "para constatar o que pode ser feito nas áreas da Indústria, Defesa, Turismo, Economia e Saúde, augurando alcançar passos significativos com o Presidente de Angola, João Lourenço”.

Segundo esta media, depois dos memorandos rubricados em Ankara quando o estadista angolano se encontrou com seu homólogo da Turquia, em Luanda poderá confirmar-se a assinatura de outros instrumentos jurídicos em diversos domínios, entre os quais Educação, Saúde, Pescas e Agricultura.

Como confirma o comunicado da Secretaria para os Assuntos de Comunicação e Imprensa do Presidente da República em relação ao fórum empresarial, os turcos consideram-no o "momento alto” da visita oficial em que os dois chefes de Estado estarão na direcção das delegações dos homens de negócios de Angola e Turquia.

Em Julho, por ocasião da deslocação de João Lourenço a Ankara, foram assinados 10 acordos, muitos já em fase de implementação, numa altura em que o volume comercial entre os dois países, em 2020, atingiu 187 milhões de dólares norte-americanos.

Ainda com base na imprensa turca, aquele país exporta para Angola produtos de moagem, alimentos, máquinas e equipamentos, plástico, ferro e aço, enquanto a Turquia recebe, entre outros derivados, carvão vegetal, combustíveis, minerais, obras de madeira e rações para animais.

Por isso, considera-se que existem oportunidades importantes em Angola para o mundo empresarial turco em sectores como o têxtil, couro e produtos de couro, mineração, energia e construção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política