Política

Angola e Sudão querem aprofundar relações de cooperação

O Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Domingos Bembe, e o seu homólogo do Sudão, Elzein Ibrahim Hussein, manifestaram esta quarta-feira, o interesse em aprofundar as relações de cooperação nos domínios bilateral e multilateral.

12/06/2024  Última atualização 21H15
© Fotografia por: DR

Durante a  reunião realizada nas instalações da missão diplomática angolana em Adis Abeba, os dois interlocutores destacaram que as relações entre ambos os países são históricas, de acordo com uma nota.

 

O diplomata sudanês reconheceu o trabalho que Angola desenvolve no âmbito da presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sobretudo a imparcialidade na abordagem das questões inerentes ao Sudão.

 

Por outro lado Elzein Ibrahim Hussein o elogiou as acções do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, tendendes à pacificação e desenvolvimento do continente e a criação de uma cultura de paz e não violência em toda a    África.

 

No entanto o embaixador Miguel Bembe sublinhou a importância da reunião do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA sobre a situação no Sudão, a nível de Chefes de Estado e de Governo, a decorrer no dia 21 deste mês, no formato virtual.

 

Miguel Bembe deu a conhecer a  realização de uma sessão especial do CPS, em finais de Julho do corrente ano, em Luanda, sob os auspícios de Angola que assumirá, no referido mês, a presidência rotativa do órgão decisório permanente da UA para a prevenção, gestão e resolução de conflitos.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política