Política

Angola e Sudão do Sul pretendem reforçar a cooperação parlamentar

A presidente da Assembleia Nacional foi informada, durante um encontro com a homóloga do Parlamento do Sudão do Sul, sobre a necessidade do estreitamento dos laços, com vista o fortalecimento da cooperação parlamentar.

31/03/2023  Última atualização 06H54
© Fotografia por: ANGOP

Carolina Cerqueira, que está em Juba, capital do Sudão do Sul,  convidou, a propósito, a presidente da Assembleia Legislativa do Sudão, Jema Kumba, a visitar o país, para se inteirar melhor do quadro parlamentar angolano, considerando a abertura à partilha de experiências.

  Jema Kimba disse a Carolina Cerqueira que o seu país tem interesse em obter mais conhecimento sobre  Angola, sobretudo em áreas como a pacificação, unidade nacional e reconciliação entre os cidadãos.

Destacou o facto de Angola ter conseguido, depois de quase três décadas de conflito, reconstruir as infra-estruturas do país.

A Presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira, que chefia a delegação angolana na 13ª sessão ordinária da Assembleia Plenária, a decorrer na capital do Sudão do Sul, referiu que levouao evento matérias ligadas ao papel de mediação do Presidente da República, João Lourenço, na pacificação do Leste da RDC e o envio, nos próximos dias, de 500 efectivos do contingente militar para liderar o processo de aquartelamento dos elementos do M23. Durante o evento, a decorrer até amanhã, os parlamentares da região têm em agenda, entre outros assuntos, a abordagem sobre o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), a paz e segurança, combate ao terrorismo e calamidades naturais.

Fórum Parlamentar aprova envio de missão a Angola

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos deliberou, ontem, em Juba, Sudão do Sul, o envio de uma missão de bons ofícios a Angola, no quadro da pacificação da RDC. A decisão, tomada numa sessão de alto nível, visa à busca de informações das autoridades angolanas, em particular do Presidente da República, João Lourenço, mediador do processo, sobre o grau de execução das acções destinadas ao fim do conflito no Leste da República Democrática do (RDC).

O secretário-geral do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Onyango Kakoba, que elogiou o empenho de Angola, de forma geral, e do Presidente João Lourenço, em particular, afirmou que a intenção é recolher mais dados sobre o processo de pacificação em curso. Realçou o facto de Angola  ter-se disponibilizado a enviar à RDC um contingente militar para assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do mecanismo Ad-Hoc de verificação, na sequência do cessar-fogo entre as tropas governamentais e os rebeldes.

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização inter-parlamentar que reúne deputados nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política