Política

Angola e Sérvia pretendem realizar fórum de negócios

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, em Belgrado, um encontro com o homólogo sérvio, Nikola Selakovic, durante o qual foram discutidas as relações bilaterais, bem como a necessidade de realização de um fórum de negócios para melhorar a cooperação económica e explorar as potencialidades dos dois países.

15/10/2021  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Sérvia, a que o Jornal de Angola teve acesso ontem, o encontro realizou-se à margem das actividades alusivas ao 60º aniversário da Conferência dos Países Não-Alinhados, decorridas nos dias 11 e 12 deste mês.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia referiu que o seu país tem um programa designado "Mundo na Sérvia” que permite que estudantes africanos estudem naquele país dos Balcãs.

Nikola Selakovic disse ainda que a Sérvia pretende aumentar, até cinco vezes, o número de bolsas de estudo para estudantes angolanos no próximo ano. Não indicou, entretanto, o número de bolsas que são concedidas actualmente.
O chefe da diplomacia Sérvia agradeceu especialmente por Angola se manter firme na sua posição com relação à questão do Kosovo e Metohija, reiterando que as empresas sérvias têm realizado grandes negócios na área da petroquímica, construção, mineração, agricultura e investimentos.

Manifestou o desejo de que a tendência de expansão destas empresas no mercado angolano continue, uma vez que Angola é um parceiro económico muito importante para a Sérvia.
 
Presidente sérvio
agradece a Angola


O Presidente sérvio, Aleksandar Vučić, pediu, ao ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade” que expresse ao homólogo angolano, João Lourenço, a gratidão da Sérvia, por Angola compreender e apoiar as posições sobre o Kosovo e Metohija, relativamente à integridade territorial e à soberania daquele país dos Balcãs.

O pedido foi formulado durante uma audiência que o Presidente Aleksandar Vučić concedeu, na segunda-feira, ao ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, refere uma nota da Embaixada de Angola na Sérvia. Para Vučić, o posicionamento de Angola testemunha o respeito pelo direito internacional.

Durante a audiência, foram abordadas as possibilidades de laços mais fortes no domínio da Defesa e Segurança, tendo sido identificados objectivos estratégicos de cooperação nesses domínios a curto, médio e longo prazos.

Na audiência, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria esteve acompanhado do secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, e do director nacional de Políticas de Defesa, Barbosa Antunes Epalanga.

Pela parte sérvia, testemunhou o encontro o vice-Primeiro-Ministro e ministro da Defesa, Nebojša Stefanović, o Chefe do Estado-Maior Geral do Exército, general Milan Mojsilović, e o ministro-adjunto de Recursos Materiais,  Nenad Miloradović.

O secretário de Estado para Indústria Militar chefiou a delegação angolana na 5ª reunião do Comité Conjunto angolano-sérvio para a Cooperação no Domínio da Defesa, realizada de 5 a 8 deste mês, em Belgrado.

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria testemunhou, na terça-feira, em Belgrado, a inauguração da 10ª Feira Internacional de Armas e Equipamento Militar "Partner 2021”, presidida pelo Chefe de Estado sérvio, AleksandarVučić.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política