Política

Angola e Sérvia discutem o reforço da cooperação

Delegações dos Ministérios das Relações Exteriores de Angola e da Sérvia mantêm esta segunda-feira (11), em Belgrado, conversações oficiais, no quadro da visita do ministro Téte António àquele país europeu.

11/10/2021  Última atualização 08H25
Depois da Sérvia, Téte António efectua uma visita à Rússia © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, Téte António efectua uma visita oficial de dois dias, que termina amanhã, de âmbito bilateral e multilateral.

Estão em estudo diplomas jurídicos, que poderão ser assinados, nos domínios da protecção recíproca de investimento, cooperação científica entre os ministérios das Relações Exteriores, e outros acordos a serem explorados, sobretudo, no domínio empresarial. A nível bilateral existe o interesse de se assinarem diversos acordos, bem como efectuarem a troca de opiniões sobre vários temas da actualidade internacional.


Visita à Rússia


A nota informa que após deixar a Sérvia, o chefe da diplomacia angolana segue viagem para a Federação da Rússia, onde efectua uma visita de trabalho na quarta e quinta-feira.

A visita de Téte António à Rússia enquadra-se na reciprocidade diplomática, em resposta a um convite formulado pelo homólogo russo, Serguey Lavrov.


Cooperação militar


Na Sérvia está também uma delegação do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, chefiada pelo titular, João Ernesto dos Santos, que participa, até quarta-feira, na 10ª Feira Internacional de Armamento e Equipamento Militar "Partner 2021”, a convite das autoridades locais.

Na quinta-feira, o secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, participou, em Belgrado, na 5ª Reunião do Comité Conjunto de Cooperação Técnico-Militar Sérvia-Angola, no âmbito do reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

Segundo uma nota do Mi-nistério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, durante a reunião as partes passaram em revista as deliberações da 4ª reunião realizada em Luanda, em 2018, cuja execução foi fortemente afecta-da pelas consequências da Covid-19.

As acções visam contribuir para o fomento de uma indústria militar em Angola, particularmente na formação técnico-militar e médico-militar de quadros das Forças Armadas Angolanas (FAA).


Perspectivas de cooperação

No quadro bilateral, Angola e a Sérvia buscam diferentes vias para fortalecer a cooperação, com realce para a agricultura e a formação de quadros ligados às Forças Armadas Angolanas.

Em 2013, os dois Estados estudaram a viabilidade de assinatura de um memorando para impulsionar a cooperação, que prevê, entre outras tarefas, a construção de um novo Hospital Militar, de uma fábrica de medicamentos, bem como a criação de um centro de logística e a reabilitação de uma base aérea, em Angola. A Sérvia disponibilizou-se em oferecer bolsas de estudo para a formação de quadros das Forças Armadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política