Política

Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica

Adelina Inácio

Angola e Rússia traçaram, quarta-feira, os passos a seguir para a implementação da cooperação estratégica em vários domínios. Os dois países têm manifestado interesse em reforçar a cooperação, com destaque para a diversificação da parceria estratégica.

26/01/2023  Última atualização 12H00
Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergey Lavrov, que falou à imprensa no final da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, referiu que teve um "diálogo muito prolongado e consistente” com o estadista angolano, onde foi analisado, com detalhes, as relações bilaterais entre os dois países.

"Temos intenção e manifestamos a prontidão recíproca para desenvolver estas relações em vários domínios e fazemo-lo como qualquer parceiro normal no espaço das relações internacionais”, disse Sergey Lavov.

O chefe da diplomacia russa adiantou que entre as acções a serem desenvolvidas, destaque recai para a realização da reunião intergovernamental mista para cooperação económica, comercial e técnico-científica, agendada para Abril, em Luanda.

A Comissão mista Intergovernamental de Cooperação Económica, Técnico-científica e Comercial Angola-Rússia reuniu-se, em 2021, e passou em revista os vários acordos e protocolos de cooperação rubricados no final da reunião, incluindo uma Declaração Conjunta em que se realça o desejo de manter e incrementar a cooperação histórica e estratégica entre os dois Estados.

Na ocasião, os dois países manifestaram o interesse em reforçarem e diversificarem a cooperação nos domínios de Energia e Petróleo e Gás, mediante a criação de parcerias público-privadas.

O chefe da diplomacia russa disse que abordou, também, com o Presidente João Lourenço a preparação da Cimeira dos BRICS (bloco económico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece no final de Agosto, em Durban, na África do Sul, onde se espera convidar vários líderes africanos, incluindo o Presidente João Lourenço.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, que termina hoje a sua visita ao país, manteve encontros com vários dirigentes do Governo angolano. O programa da visita do chefe da diplomacia russa incluiu, ainda, homenagens ao primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, e ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

 

Angosat-2 abriu novas vias de cooperação

O chefe da diplomacia russa que nesta visita a Angola se faz acompanhar por uma forte delegação de técnicos e jornalistas, considerou que o lançamento do Angosat-2, em Outubro passado, permitiu a abertura de novas vias de cooperação, não apenas no domínio espacial, mas também em outras áreas de alta tecnologia.

Sergey Lavrov fez saber também que as relações entre Angola e Rússia, no domínio humanitário, estão a desenvolver-se e há um grande interesse de jovens angolanos se formarem naquele país.

Para o efeito, revelou que o Governo vai, a partir do próximo ano, duplicar, de 150 para 300, o número de bolsas para os cidadãos angolanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política