Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
Em comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, o Ministério das Relações Exteriores refere que para isso Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores, recebeu nesta segunda-feira o embaixador da República Árabe Saharaui Democrática acreditado no país, Hamdi El Jalil Aali.
Na ocasião, o diplomata transmitiu à secretária de Estado de Angola a situação prevalecente no seu país, sobretudo, "os mais recentes desenvolvimentos da luta pela autodeterminação do povo saharaui, cujo território é ocupado pelo Reino de Marrocos”.
O mesmo documento sublinha que fez, igualmente, referência às principais resoluções da ONU e aos esforços da Comunidade Internacional para a solução do conflito e defendeu a necessidade das partes em conflito cumprirem as resoluções.
Hamdi El Jalil Aali agradeceu a solidariedade que o seu país sempre recebeu da República de Angola e ressaltou que o apoio de todos os Estados, que se compadecem com a causa saharaui, alimenta a esperança do povo daquela pátria.
Aproveitou ainda a ocasião para transmitir a intenção do Presidente do seu país, Brahim Ghali, efectuar uma visita oficial a Angola, no decorrer deste ano, o que considerou "ser uma oportunidade ímpar para reforçar as relações de amizade e expandir a cooperação entre os dois países”.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, por sua vez, deu as boas-vindas ao diplomata saharaui, adiantando que Angola aguarda a visita do Presidente Brahim Ghali com muita expectativa e reiterou a solidariedade do país à causa saharaui.
Relativamente ao conflito, reiterou a solidariedade de Angola e apelou à primazia da negociação e do diálogo permanente entre as partes.
A República Árabe Saharaui é um território da África Setentrional, limitado a Norte pelo Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias. O país reivindica a soberania do território ocupado pelo Reino de Marrocos há mais de 40 anos, logo após a retirada da Espanha.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.