Política

Angola e República Árabe Saharaui Democrática reforçam relações

Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.

27/06/2022  Última atualização 17H08
© Fotografia por: CEDIDA

Em comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, o Ministério das Relações Exteriores refere que para isso Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores, recebeu nesta segunda-feira o embaixador da República Árabe Saharaui Democrática acreditado no país, Hamdi El Jalil Aali.

Na ocasião, o diplomata transmitiu à secretária de Estado de Angola a situação prevalecente no seu país, sobretudo, "os mais recentes desenvolvimentos da luta pela autodeterminação do povo saharaui, cujo território é ocupado pelo Reino de Marrocos”.

O mesmo documento sublinha que fez, igualmente, referência às principais resoluções da ONU e aos esforços da Comunidade Internacional para a solução do conflito e defendeu a necessidade das partes em conflito cumprirem as resoluções.

Hamdi El Jalil Aali agradeceu a solidariedade que o seu país sempre recebeu da República de Angola e ressaltou que o apoio de todos os Estados, que se compadecem com a causa saharaui, alimenta a esperança do povo daquela pátria.

Aproveitou ainda a ocasião para transmitir a intenção do Presidente do seu país, Brahim Ghali, efectuar uma visita oficial a Angola, no decorrer deste ano, o que considerou "ser uma oportunidade ímpar para reforçar as relações de amizade e expandir a cooperação entre os dois países”.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, por sua vez, deu as boas-vindas ao diplomata saharaui, adiantando que Angola aguarda a visita do Presidente Brahim Ghali com muita expectativa e reiterou a solidariedade do país à causa saharaui.

Relativamente ao conflito, reiterou a solidariedade de Angola e apelou à primazia da negociação e do diálogo permanente entre as partes.

A República Árabe Saharaui é um território da África Setentrional, limitado a Norte pelo Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias. O país reivindica a soberania do território ocupado pelo Reino de Marrocos há mais de 40 anos, logo após a retirada da Espanha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política