Política

Angola e Reino Unido apelam ao cumprimento do Protocolo de Luanda

Angola e o Reino Unido defenderam, quarta-feira, a necessidade de se cumprir com o Protocolo de Luanda, saído da Cimeira Quadripartida, que entre vários objectivos determina o cessar-fogo e o desarmamento do grupo rebelde M23, com vista a garantir a realização de eleições pacíficas na República Democrática do Congo (RDC).

30/11/2023  Última atualização 08H25
Embaixadora Esmeralda Mendonça recebeu enviada da Noruega © Fotografia por: DR
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o posicionamento foi manifestado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pela enviada especial do Reino Unido para a Região dos Grandes Lagos, Alison Thorp, num encontro de trabalho decorrido na sede da diplomacia angolana.

Durante o encontro, Esmeralda Mendonça e Alison Thorp abordaram a contribuição de Angola para a manutenção da paz, estabilidade e segurança nas regiões Austral, por via da SADC, e central, através da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A secretária de Estado do Ministério das Relações Exteriores fez uma retrospectiva geral sobre a política externa levada a cabo pelo Estado angolano, com destaque para as directrizes que visam contribuir para a paz, a estabilidade e a segurança no continente africano.

Esmeralda Mendonça e Alison Thorp abordaram, igualmente, o reforço da cooperação entre Angola e o Reino Unido.

Na qualidade de enviada especial para os Grandes Lagos, Alison Thorp tem, dentre outras tarefas, a missão de apoiar os esforços internacionais para garantir uma resolução duradoura e pacífica dos conflitos na região, assim como criar ambiente de confiança para mitigar os ciclos de conflitos.

Além de enviada para a Região dos Grandes Lagos, Thorp é também a chefe do Departamento da África Austral e Central do Gabinete de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política