Política

Angola e Macedónia do Norte aprofundam cooperação

Angola e a Macedónia do Norte confirmaram a vontade de aprofundar as relações de cooperação, abrindo janelas de oportunidades para os países explorarem as potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.

08/06/2023  Última atualização 08H01
Presidente Stevo Pendarovski defendeu o enriquecimento do conteúdo da cooperação © Fotografia por: DR

O compromisso foi assumido na terça-feira, em Escópia, à margem da cerimónia de acreditação, pelo Presidente da República da Macedónia do Norte, Stevo Pendarovski, de José Filipe como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país dos Balcãs Ocidentais.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola naquele país, José Filipe terá residência em Budapeste, Hungria, no âmbito do programa de cobertura regional da política externa angolana.

Durante a apresentação das cartas credenciais, o primeiro embaixador angolano naquele país da antiga República Federativa da Jugoslávia destacou que "este momento histórico é a expressão dos mais nobres anseios do Executivo da República de Angola para a criação de fortes laços de cooperação com a Macedónia do Norte nos vários domínios, sempre baseados no respeito entre os dois Estados soberanos, na solidariedade entre os povos, reciprocidade e não-ingerência”. "Este é o desafio que Angola abraça com este novo capítulo, que é o de lançar as bases para que os dois países, através das suas instituições, possam extrair as valências de cada um”, referiu José Filipe.

Por seu turno, Stevo Pendarovski enfatizou a necessidade de enriquecer o conteúdo da cooperação bilateral, garantindo o apoio neste processo. "A República da Macedónia do Norte manifesta a sincera disposição para o aprofundamento das relações com a República de Angola e, agora que completámos 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas, gostaria de realçar o nosso desejo de desenvolver os mecanismos para regular as nossas relações, bem como o nosso interesse na promoção da cooperação económica”, disse.

Durante o encontro, o Chefe de Estado macedónio e o embaixador angolano abordaram as linhas gerais da cooperação e as formas de lhes agregar substância, com destaque para os domínios da energia, agricultura, indústria, comércio e políticas de atracção de investimento, tendo já sido mobilizada a Direcção de Diplomacia Económica do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Macedónia do Norte para os trabalhos preliminares com vista à materialização dos interesses nessas áreas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política