O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, este sábado, o compromisso de Angola em continuar a cultivar sólidas relações de amizade e solidariedade com o Povo e Governo chinês.
Líderes religiosos e da Comunidade Angolana residente em Espanha, participaram, sábado, da mesa redonda sobre a vida e obra de Agostinho Neto, onde relembraram-no como “visionário na luta pela Independência”.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram a vontade de aprofundar as relações de cooperação, abrindo janelas de oportunidades para os países explorarem as potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
O compromisso foi assumido na terça-feira, em Escópia, à margem da cerimónia de acreditação, pelo Presidente da República da Macedónia do Norte, Stevo Pendarovski, de José Filipe como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país dos Balcãs Ocidentais.
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola naquele país, José Filipe terá residência em Budapeste, Hungria, no âmbito do programa de cobertura regional da política externa angolana.
Durante a apresentação das cartas credenciais, o primeiro embaixador angolano naquele país da antiga República Federativa da Jugoslávia destacou que "este momento histórico é a expressão dos mais nobres anseios do Executivo da República de Angola para a criação de fortes laços de cooperação com a Macedónia do Norte nos vários domínios, sempre baseados no respeito entre os dois Estados soberanos, na solidariedade entre os povos, reciprocidade e não-ingerência”. "Este é o desafio que Angola abraça com este novo capítulo, que é o de lançar as bases para que os dois países, através das suas instituições, possam extrair as valências de cada um”, referiu José Filipe.
Por seu turno, Stevo Pendarovski enfatizou a necessidade de enriquecer o conteúdo da cooperação bilateral, garantindo o apoio neste processo. "A República da Macedónia do Norte manifesta a sincera disposição para o aprofundamento das relações com a República de Angola e, agora que completámos 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas, gostaria de realçar o nosso desejo de desenvolver os mecanismos para regular as nossas relações, bem como o nosso interesse na promoção da cooperação económica”, disse.
Durante o encontro, o Chefe de Estado macedónio e o embaixador angolano abordaram as linhas gerais da cooperação e as formas de lhes agregar substância, com destaque para os domínios da energia, agricultura, indústria, comércio e políticas de atracção de investimento, tendo já sido mobilizada a Direcção de Diplomacia Económica do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Macedónia do Norte para os trabalhos preliminares com vista à materialização dos interesses nessas áreas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola participa de hoje até dia 3 do mês corrente, no Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063, subordinado ao tema: “Aceleração da Implementação da Agenda 2063”, em Kigali, no Rwanda, com uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, defendeu, sexta-feira, em Luanda, mais ousadia e eficiência dos funcionários públicos na busca de soluções para garantir respostas rápidas e eficientes aos grandes desafios da Administração Pública.
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, sábado, o povo do Botswana, o Governo e o Chefe de Estado, Mokgweetsi Eric Masisi, pela celebração do 57.º aniversário da Independência Nacional daquele país.
Um total de 123 cidadãos da República Democrática do Congo foram detidos pelas forcas da 6ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras, no Luremo, município do Cuango, na Lunda-Norte, por violação de fronteira, soube, hoje o JA Online.
Pelo menos 37 funcionários do Cemitério Municipal de Viana, receberam lotes de terra para a auto construção dirigida, no projecto habitacional de apoio a Juventude, Mizangala 2, localizado no Distrito Urbano do Zango, em Luanda.
O ministro da Indústria, Comércio e Energia da Coreia do Sul, Moon-Kyu Bang, encontra-se de visita a Cabo Verde, na qualidade de enviado especial do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol para o reforço da cooperação económica entre os dois países.